Trabalhadores em negociação
Está marcada para o próximo dia 25 de abril a reunião de negociação coletiva dos trabalhadores do setor de laminados e compensados com o Sindicato das Indústrias de Laminados de Mato Grosso (Sindilam).
A pauta de negociação, aprovada em assembléia no último dia 3 de abril, prevê um reajuste de 17,05% sobre o salário de abril de 2011, percentual correspondente à perda salarial da categoria.
A negociação está sendo feita pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Madeireira (Stimad), que representa cerca de 700 trabalhadores em todo o Estado. O reajuste é reivindicado a todos os seus empregados e pessoal da área administrativa, e também aos que já recebem acima do piso estabelecido.
A pauta de negociação inclui ainda salários normativos para as funções de auxiliar de serviços gerais, serviços gerais, operador de máquinas e operador de caldeira e empilhadeiras, com valores que variam de R$ 675,37 a RR$ 1.231,00.
Outra reivindicação é o pagamento de adicional de 80% pelas horas extras trabalhadas durante a semana e 110% para as trabalhadas aos domingos e feriados, proibindo-se que estas sejam compensadas com folgas.
Os trabalhadores também pedem dispensa remunerada para que o empregado leve seu filho ao médico e vale transporte, entre outros itens.
O STIMAD deve agendar também reunião de negociação com o sindicato patronal moveleiro.
Comentários