A General Electric Co divulgou aumento de 80 por cento no lucro do primeiro trimestre, superando as previsões de Wall Street e juntando-se a uma série de empresas norte-americanas que relataram lucro acima do esperado.
O maior conglomerado dos Estados Unidos foi beneficiado pela retomada da demanda por locomotivas férreas -- um ponto de fraqueza no último ano -- bem como pela maior receita nos negócios de energia e cuidados com saúde.
O lucro da GE Capital, que foi o calcanhar de Aquiles do grupo durante a crise de financeira, mais que triplicou.
A maior fabricante mundial de motor de jato e turbinas elétricas disse que o lucro atribuível aos acionistas ordinários foi de 3,36 bilhões de dólares, ou 0,31 dólar por ação, contra 1,87 bilhão de dólares, ou 0,17 dólar por ação, um ano antes.
A receita aumentou 6 por cento, para 38,45 bilhões de dólares.
Excluindo itens extraordinários, o lucro foi de 0,33 dólar por ação, superando facilmente a estimativa média dos analistas de 0,28 dólar por ação, segundo pesquisa da Thomson Reuters I/B/E/S. A receita também superou a previsão de 34,64 bilhões de dólares --que teria representado um declínio.
A GE também elevou o dividendo pela terceira vez desde julho. O dividendo trimestral aumentou em 0,01 dólar para 0,15 dólar por ação. A empresa já elevou o dividendo em 50 por cento desde julho e pretende pagar 45 por cento de seu lucro em dividendos a cada ano.
Comentários