Evento vai detalhar o modal que será implantado em Cuiabá. Escolha será feita após visita de comitiva à Europa
Riva anuncia audiência pública para discutir novo meio de transporte
A Assembleia Legislativa vai discutir, em audiência pública, o novo meio de transporte que será implantado em Cuiabá. O anúncio foi feito pelo presidente da AL, deputado José Riva (PP), nesta segunda-feira (25) durante solenidade de posse do secretário Chefe da Casa Civil, José Lacerda, e do presidente da Agecopa, Éder Moraes, no Palácio Paiaguás.
Riva também informou que vai integrar a comitiva do Executivo que segue nesta quinta-feira (28), para a Europa. A intenção é a de conhecer, na prática, os meios de transportes sobre trilhos usados em alguns países, como Portugal e Inglaterra. O parlamentar voltou a reafirmar que é defensor de um sistema ágil e durável. E que o sistema Bus Rapid Transit (BRT) pode ser interessante se implantado como alimentador do modal principal.
“A sociedade cobra transparência na escolha do modelo que será implantado. Por isso, a Assembleia Legislativa vai debater o modelo que for escolhido”, explicou Riva, ao salientar que desde 2007 vem pedindo ao Governo do Estado abertura para analisar outros modais. O parlamentar disse também que essa viagem representará mais uma oportunidade para conhecer melhor o sistema sobre trilhos. Ação que, segundo ele, deveria ter sido feita antes pelo governo.
De acordo com Riva, Éder Moraes assume a Agecopa num momento muito bom, inclusive, com aval unânime da Assembleia Legislativa e do Governo. No entanto, lembrou que ninguém faz nada sozinho e que Moraes vai depender do trabalho dos diretores da agência. “Tenho certeza que o melhor modal é sobre trilhos. E Éder Moraes pode perfeitamente delinear isso. Ele tem todo perfil para comandar a Agecopa”, afirmou Riva.
Sobre a nomeação de José Lacerda, o presidente Riva destacou-o como um homem público experiente. “Tenho certeza que com a experiência e conhecimento, Lacerda vai contribuir muito com Mato Grosso”.
DISCUSSÃO É ANTIGA - O presidente da AL, ainda, lembrou que ações para melhorar o trânsito de Cuiabá sempre estiveram em pauta na Casa. E citou a audiência pública feita em junho de 2009, que contou com as presenças de especialistas em sistema sobre trilhos.
À época, a Assembleia Legislativa debateu a viabilidade de melhorias no transporte coletivo para atender a população de Cuiabá e Várzea Grande. A falta de investimentos na malha viária foi apontada como o principal entrave do trânsito na Capital, que possui congestionamentos semelhantes aos grandes centros brasileiros. Riva, inclusive, discutiu a viabilidade da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou metrô de superfície.
Na oportunidade, também foi apresentado um vídeo sobre o sistema monotrilho como mais uma alternativa para desafogar o trânsito. Esse sistema já é utilizado na Ásia.
Comentários