Riva anuncia audiência sobre moldal e também vai a Europa
De acordo com Riva, Éder Moraes assume a Agecopa num momento muito bom, inclusive, com aval unânime da Assembleia Legislativa e do governo. No entanto, lembrou que ninguém faz nada sozinho e que "Moraes vai depender do trabalho dos diretores da agência".
Defendendo a bandeira de que apenas almeja um sistema de modal ágil e durável, pensando não só na Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá, mas no desenvolvimento de Mato Grosso após o mundial de futebol, Riva disse que o "Bus Rapid Transit (BRT) pode ser interessante se implantado como alimentador do modal principal", que neste caso, segundo ele, precisa ser o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
O parlamentar travou uma batalha em defesa do VLT, chegando a cogitar na imprensa sobre uma possível articulação do então Diretor-presidente interino da Agecopa, Yênes Magalhães, a cargo da entidade para assegurar a implementação do sistema BRT (Bus Rapid Transit - corredor para transporte de massa). Fato negado por Yênes que chegou a apresentar modelo o Plano de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá - que teria assegurado em 2008, por meio da escolha conjunta entre as prefeituras de Cuiabá, Várzea Grande e o Estado, via Ager, do modal BRT.
As declarações de Riva sobre a audiência, ainda sem data definida e sobre sua viagem a Europa, foram feitas, conforme a assessoria do parlamentar, durante solenidade de posse do secretário Chefe da Casa Civil, José Lacerda, e do presidente da Agecopa, Éder Moraes, no Palácio Paiaguás. "A sociedade cobra transparência na escolha do modelo que será implantado. Por isso, a Assembleia Legislativa vai debater o modelo que for escolhido", explicou Riva, por meio da assessoria. Ele também salientou que desde 2007 vem pedindo ao Governo do Estado abertura para analisar outros modais. O parlamentar disse também que essa viagem representará mais uma oportunidade para conhecer melhor o sistema sobre trilhos. Ação que, segundo ele, deveria ter sido feita antes pelo governo.
Comentários