A Fundação Getulio Vargas (FGV) adiou em um mês a divulgação do padrão de resposta da prova prático-profissional do Exame de Ordem 2010.3 da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O resultado será divulgado somente no dia 20 de maio.
O edital previa a divulgação do resultado da prova, que corresponde à segunda fase do Exame da OAB, na última quarta-feira (20).
Em um comunicado, tanto a FGV quanto a OAB não explicam as razões do adiamento. A divulgação do padrão de resposta da prova será feito junto com o resultado preliminar dos aprovados. Veja a íntegra:
"Comunicamos que o padrão de resposta da prova prático-profissional e o resultado preliminar dos aprovados estarão à disposição dos candidatos a partir do dia 20 de maio de 2011. O prazo para interposição de recursos contra o resultado preliminar da prova prático-profissional será de 23 a 25 de maio 2011." O resultado final do exame será divulgado no dia 26 de maio.
Prova prática foi em março
A prova da segunda fase foi realizada no dia 27 de março com a participação de 26.529 candidatos. Ela foi composta por uma redação de peça profissional e aplicação de cinco questões, sob a forma de situações‐problema.
Realizada em 13 de fevereiro, a prova da primeira fase teve mais de 104 mil candidatos em todo o país. Na primeira fase, participantes reclamaram que havia questões mal formuladas e reclamaram da falta de questões sobre direitos humanos - o Provimento 136 determina que a prova deve ter no mínimo 15 questões sobre estatutos da profissão, ética e direitos humanos. Constavam na prova dez questões de ética. A OAB e a FGV alegam que as questões foram formuladas conforme as regras. A OAB analisou pedidos de revisão, mas decidiu manter o gabarito oficial.
Mudanças
Uma comissão provisória do Conselho Federal da OAB estuda mudanças nas diretrizes que estabelecem como tem de ser o Exame de Ordem, prova obrigatória para bacharéis em Direito que desejam atuar como advogados. A comissão irá sugerir melhorias no Provimento 136, atualizado pela última vez em novembro de 2009.
Comentários