Será realizada nesta sexta-feira, no Centro Educacional Lindolfo Trierweiller, a primeira votação para eleger alguns dos estudantes que farão parte do parlamento mirim de Sinop.
Começam preparativos para eleição dos vereadores
Ao todo, sete escolas estão inscritas para ter representantes na Câmara Mirim, sendo duas municipais (Centro Educacional Lindolfo Trierweiller e Rodrigo Damasceno), duas particulares (Adventista e Albert Sabin) e três estaduais (Reneé de Menezes, Rosa dos Ventos e Edeli Mantovani). O calendário de eleição ainda não está concluído, mas todas as instituições de ensino devem entregar os nomes dos eleitos à Câmara até o dia 20 de maio.
A 1ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim está marcada para o dia 22 de junho, às 14h, quando os 11 titulares e 11 suplentes serão diplomados. Os vereadores mirins devem estar devidamente matriculados nas escolas e ter entre 12 e 15 anos.
Conforme o regimento interno dos vereadores mirins, o mandato é de dois anos, sendo vedada a reeleição. Porém, conforme explica a chefe de Divisão Legislativa Mirim, Patrícia Bueno, devido a greve na rede municipal de ensino desse ano, o mandato será de um ano e meio.
“Como as escolas municipais estavam em greve, não havia possibilidade de realizar a eleição, então, tínhamos que esperar voltar as aulas para dar início a esse processo. Por isso houve esse atraso e, agora, os vereadores titulares vão atuar durante um ano e os suplentes, durante seis meses”.
Sendo assim, os titulares tomam posse em junho desse ano e atuam de agosto a novembro de 2011. Em 2012, os suplentes assumem de fevereiro a junho e os titulares assumem novamente de agosto a novembro.
As sessões ordinárias da Câmara Mirim são realizadas sempre às quartas-feiras, a cada 15 dias, das 14h às 16h.
Comentários