Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 27 de Abril de 2011 às 01:15

    Imprimir


O Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul denunciou 25 pessoas por desvio de recursos do Banrisul, o banco do Estado do Rio Grande do Sul. A Operação Mercari, que envolveu MP, Polícia Federal, MP de Contas, Tribunal de Contas e contou com a colaboração do Banrisul, investigou o superfaturamento de ações de marketing do banco. As denúncias são de formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

A denúncia tem 375 folhas e foi encaminhada para análise da 6ª Vara Criminal, no Fórum de Porto Alegre. A investigação começou após uma denúncia feita ao Ministério Público de Contas em outubro de 2009. "Veio à tona porque o único que trabalhava não recebia", afirmou Ildo Gasparetto, superintendente da Polícia Federal (PF) no Rio Grande do Sul.

Ele se referia ao profissional da área de marketing que prestou o serviço (para o grupo), mas não recebeu por ele e fez a denúncia em 2009. Quando surgiram indícios de crimes federais - evasão de divisa e lavagem de dinheiro -, a PF entrou na investigação.

Entenda o caso
Segundo as investigações, o setor de marketing do banco combinaria valores com empresas de publicidades que participavam de licitações. A instituição escolheria sempre a proposta de menor valor, que já era superfaturado, e todas dividiriam a quantia definida.

De acordo com o superintendente da PF, um dos presos em setembro de 2010 havia sido detido dois meses antes por evasão de divisas em um aeroporto de São Paulo carregando dólares. "Foi mais um motivo de que os indícios que nós tínhamos realmente estavam batendo", afirmou Gasparetto, se referindo ao funcionário do banco.Como funcionava





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/66782/visualizar/