Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 27 de Abril de 2011 às 12:28

    Imprimir


O governo brasileiro entregou ontem à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos) um relatório em que defende a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA).

O órgão havia pedido a suspensão do processo de licenciamento ambiental da usina.

A medida cautelar solicitada pela instituição com sede em Washington provocou irritação na presidente Dilma Rousseff, entusiasta da obra. Na ocasião, o Itamaraty classificou a decisão como "precipitada e injustificável".

A medida cautelar pediu que a liberação ambiental do empreendimento só fosse concluída após o governo consultar as comunidades indígenas afetadas.

No relatório de 52 páginas, o Brasil argumenta que a comissão só poderia atuar nessa questão se houvesse falha na gestão interna do projeto. A Folha teve acesso a trechos do documento.

A governo alega, ainda, que ouviu as comunidades indígenas e que está atento a todos os efeitos sociais e ambientais da iniciativa.

A posição da comissão fez com que Dilma desistisse de indicar um novo representante do país no órgão a partir do ano que vem.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/66737/visualizar/