Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 28 de Abril de 2011 às 08:00
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


O empresário Adalto de Freitas, o Daltinho, deve mesmo limpar as gavetas do seu gabinete na Assembleia. Com base na decisão do Supremo Tribunal Federal, que considerou que a vaga de titular afastado deve ser preenchida pelo suplente da coligação e não pelo do partido, Daltinho perde espaço como deputado.

Ao invés dele seguir na vaga de sua colega peemedebista Teté Bezerra, secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, o posto ficará com o republicano Emanuel Pinheiro, segundo suplente da coligação. Daltinho é o quarto suplente. Hoje, Emanuel está legislando na vaga de seu companheiro do PR Mauro Savi, que volta à ativa em junho.

Daltinho causou constrangimento até mesmo na cúpula do PMDB, quando decidiu recorrer à Justiça, com base na interpretação inicial do STF sobre a vaga de titular licenciado ficar com suplente do partido. Ele acabou obtendo êxito no embate jurídico. Assim, mesmo com menos votos do que Pinheiro e Alexandre Cesar, o peemedebista assumiu a cadeira de Teté que estava sendo ocupada por Pinheiro. Agora, dois meses depois, o Supremo, enfim, coloca um ponto final nesse imbróglio. Ao decidir que a vaga deva ficar com o suplente da coligação, Daltinho perde espaço de deputado.

Ele é o único que se intitula representante da região do Araguaia. Foi candidato a prefeito de Barra do Garças e perdeu e, em 2006 conquista vaga de deputado estadual. No ano passado, Daltinho não conseguiu se reeleger. Chegou aos 17.678 votos. Com apego a cargo público, ele deve voltar a bater a porta do Palácio Paiaguás em busca de emprego. O governador Silval Barbosa tenta evitá-lo porque considera Daltinho "polêmico demais" e "sem perfil" para ocupar, por exemplo, posto de secretário ou de adjunto. O deputado vai tentar também uma negociação política para permanecer na Assembleia, embora não tenha respaldo para isso nem do seu PMDB. Está brigado com o presidente do partido, deputado Carlos Bezerra.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/66655/visualizar/