Caos das carretas está de volta a divisa MT e GO
O engarrafamento nas pontes dos rios Garças e Araguaia, em Barra do Garças, na divisa de MT, está de volta com escoamento da safra 2011. Várias carretas e caminhões carregados de soja, milho e algodão estão congestionando as pontes e inviabilizando o trânsito de Barra do Garças.
Números extra-oficiais dão conta que mais de mil carretas passam pela cidade todos os dias. E para completar o sofrimento dos motoristas, ainda não foram liberadas as diárias para os policiais militares auxiliarem no controle das carretas na entrada de Barra do Garças e em Aragarças-GO.
Há dois anos, a PM vem disponibilizando policiais de folga para auxiliarem no controle das carretas para diminuir o calvário dos motoristas que precisam passar de um estado para outro. A tendência é que a situação pior mais ainda com a temporada de praia.
O comandante da Polícia Militar no Araguaia, coronel Valdemir Barbosa, explicou que há dois anos a PM assumiu esse controle das carretas usando os policiais de folga que recebem diárias como gratificação pelo serviço.
Sobre as diárias, a Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso (Sefaz) informou que está aguardando uma posição do governador Silval Barbosa sobre esse assunto. O problema das carretas em Barra do Garças aumentou nos últimos anos com crescimento da produção de grãos do Araguaia.
Mais de mil carretas passam pela cidade. Uma saída para esse impasse seria a construção do anel viário com duas pontes e um desvio de 14 km para retirar as carretas de dentro da cidade. A obra está avaliada em R$ 80 milhões. Um anteprojeto foi aprovado pelo Ministério dos Transportes que aguarda apenas emissão da licença ambiental para iniciar a obra.
Comentários