Chico Daltro participa da entrega do Prêmio Quali às indústrias mato-grossenses
O governador em exercício, Francisco Daltro participou nesta quinta-feira (28.04) da entrega do Prêmio Quali – Gestão de Qualidade do Senai 2010, uma iniciativa da Fiemt, em parceria com o Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). As empresas que concorreram ao prêmio são empresas que participaram do Programa Mato-grossense de Qualidade (Quali-MT) desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT).
Chico Daltro destacou que o prêmio avalia mais de oito requisitos em termos de gestão e “cada ano que passa aumenta o número de participantes que buscam a qualidade empresarial. Seja na formação de recursos humanos, desenvolvimento de processos, que demonstra o empresariado com visão buscando o fortalecimento empresarial”.
O Governo de Mato Grosso, segundo Chico Daltro, vai continuar parceiro da Fiemt, pois “o Quali-MT é também um instrumento de fortalecimento da economia, já que a qualificação, a melhoria de gestão e sustentabilidade promovem a qualidade dos produtos e serviços que ganham mais competitividade no mercado aqui e lá fora”.
O presidente da Fiemt, Jandir Milan, disse que o Quali-MT é um prêmio interessante, já que vivemos em um mundo globalizado e a qualificação e a melhoria de gestão possibilita que uma empresa aqui de Mato Grosso possa concorrer com uma da China, já que – na verdade – o Quali é uma consultoria que a Fiemt presta às empresas e elas depois se dispõe a ser avaliada. Essa qualificação possibilita as empresas a galgar as certificações ISO mais diversas como o ISO 9001:2008 e cria condições de concorrência ao Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ). “Esperamos que o Governo continue essa parceria”, exaltou.
Gilberto Gomes de Figueiredo, diretor regional do Senai-MT, destacou que o prêmio Quali-MT está dentro do Programa Indústria em Ação, e quatro anos atrás, quando da implantação do programa, as dificuldades eram fazer as empresas participarem. “Mas fomos buscar um parceiro forte, como o Governo do Estado para podermos introduzir práticas de qualificação”.
O Quali-MT, criado em 2007, segundo a assessoria da Fiemt, é considerado hoje pelo setor industrial um forte indutor regional do desenvolvimento de processos e do aprimoramento dos sistemas de gestão nas empresas. Quali-MT é desenvolvido pelo Senai-MT, que oferece consultoria em gestão com foco em oito critérios de excelência (liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimentos, pessoas, processos e resultados), que ajudam as empresas a aumentar a credibilidade, a melhorar a capacitação de trabalhadores e a entender melhor as exigências do mercado.
As empresas participantes da premiação, nas categorias ouro, prata e bronze, alcançaram um mínimo de ponto no processo de avaliação dos quisitos pesquisados. A grande vendedora da noite, na categoria ouro foi a empresa Milanflex Indústria e Comércio de Móveis. Todas as empresas receberam certificados de participação.
Comentários