A semente Ciça é resultado do cruzamento de genótipos resistentes às doenças que causam danos à cultura
Embrapa apresenta nova variedade de berinjela
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, coloca à disposição dos horticultores brasileiros sementes da berinjela Ciça. A unidade responsável pelo desenvolvimento da variedade é a Embrapa Transferência de Tecnologia, de Brasília. A semente é resultado do cruzamento de genótipos resistentes às doenças que causam danos à cultura.
Em condições favoráveis, as sementes produzem até 120 toneladas (t) de frutos por hectare (ha). As folhas, de coloração verde-escura, não possuem espinhos, o que facilita o manuseio durante a colheita. Além da resistência às doenças, a Ciça apresenta boa adaptação a variações climáticas, uniformidade do fruto e da planta e boa conservação pós-colheita
Em condições de cultivo convencional, a variedade tem se mostrado mais rústica e necessita de um número menor de pulverizações, o que aumenta a sua sustentabilidade ambiental e diminui os custos de produção. Em regiões onde não ocorrem geadas, a Ciça pode ser plantada durante o ano todo. A colheita geralmente é feita 60 dias após o plantio.
Comentários