Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Segunda - 02 de Maio de 2011 às 14:42
Por: Laura Nabuco

    Imprimir


Os reflexos da atuação do delegado federal Diógenes Curado à frente da secretaria estadual de Segurança Pública ainda não puderam ser sentidos com a redução da criminalidade. De acordo com dados da Polícia Judiária Civil, os índices em Cuiabá e Várzea Grande tiveram um aumento durante janeiro de 2011, se comparado ao mesmo período do ano passado. O delito que ganhou mais "impulso" na Capital foi o roubo. Enquanto em 2010 foram registradas 337 ocorrências no início do ano, em 2011 foram 499.

Diógenes já atuava como secretário na gestão passada. Este ano, contudo, pôde dividir parte das responsabilidades que tinha com o desembargador aposentado Paulo Lessa. Acontece que o governador Silval Barbosa (PMDB) achou melhor desmembrar a antiga pasta de Justiça e Segurança Pública em duas. Lessa assumiu a Justiça e Direitos Humanos, ficando com o problema dos presídios nas mãos, e Diógenes assumiu a Segurança, com o desafio de reduzir os índices de violência no Estado.

Os dados mais alarmantes ocorrem em Várzea Grande, onde apenas os registros de casos de assalto tiveram redução. Os melhores resultados da cidade foram nos roubos de motocicletas. Enquanto em 2010 foram furtadas 14 motos, em 2011 a quantidade foi reduzida pela metade. A cidade também registrou 21 roubos a menos deste tipo de veículo do que em janeiro do ano passado. Por outro lado, 11 carros a mais foram levados de seus proprietários, se compararmos os dados do mesmo mês em 2010 e 2011.

No caso de Cuiabá, a comemoração se deve à redução no registro de assassinatos. Em janeiro de 2010, 22 pessoas foram mortas, seis a menos que no mesmo período deste ano. Ainda assim, a Capital está à frente de Várzea Grande neste quesito, visto que mesmo havendo um aumento dos casos, a segunda maior cidade do Estado registrou 16 homicídios em 2011, mesma quantidade de Cuiabá, sendo três a mais que no ano passado.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/66267/visualizar/