Prefeitura e Senar devem qualificar mais de 250 famílias em Nova Olímpia
Com vistas a promover o desenvolvimento e levar a cidadania e qualificação para a comunidade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Agricultura) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar tem na sua programação para este ano de 2011, a realização de diversos cursos que vão atender 255 moradores do campo e da cidade.
Até o mês de abril, já foram qualificadas 60 pessoas nos cursos de Produção de Conservas Vegetais, Compotas, Frutas Cristalizadas e Licores, direcionado às mulheres da zona urbana; Administração de Pequenas Propriedades Rurais e Associativismo e Cooperativismo, ambos ministrados aos produtores da Comunidade São José – Banco da Terra; e Jardinagem que está sendo dirigido a moradores do perímetro urbano de Nova Olímpia. Cada curso atende a 15 participantes.
Na programação deste ano, ainda estão previstos, os cursos de Doma Racional de Equinos, Manejo e Conservação de Solo, Manejo e Conservação de Pastagens, Olericultura Básica, Panificação Caseira, Piscicultura, Produção de Derivados de Leite (queijo), Produção de Derivados de Leite (requeijão, doce e iogurte), Avicultura Básica, Confinamento e Semi-confinamento de Bovinos, Industrialização do Palmito, Inseminação Artificial de Bovinos, e Manejo de Gado Leiteiro.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Edson Noel, a capacitação é necessária para o fortalecimento da agricultura familiar. “A capacitação é essencial, pois é através dela que criamos condições para a expansão da produção e melhoramos os processos produtivos na busca pelo aumento do ganho das famílias agricultoras”, citou.
Edinho reforçou a parceria com o Senar visando melhorar as condições de produção, comercialização e renda dos agricultores familiares. “A idéia é incentivar e qualificar o homem do campo para que ele possa se sustentar sem ter que sair do sítio, agregando valor e renda aos seus produtos e trabalhos”, destacou o secretário.
Comentários