Após denúncias, Toninho quer pôr painel em pronto-socorro
Em meio à onda de denúncias envolvendo servidores do pronto-socorro de Cuiabá, o vereador Toninho de Souza (PDT) cobrou a instalação de uma espécie de painel da transparência . A proposta, segundo ele, foi sugerida pelo coordenador do Gaeco, Paulo Prado, e tem como objetivo obter mais controle sobre os médicos plantonistas e a lista com os nomes dos pacientes a espera de cirurgia e os de que já foram operados. “Espero contar com apoio de meus pares para que o projeto seja aprovado e o painel instalado o mais breve possível”, ponderou Toninho.
O pedetista pondera que o painel pode ser colocado na recepção, evitando que médicos e outros funcionários da secretaria de Saúde consigam manipular a ordem como foi detectado pelas investigações conduzidas pelo Gaeco. Nesta segunda (2), o Ministério Público ofereceu denúncia contra 6 servidores e 3 beneficiados pelo esquema de venda de lugares na fila.
Conforme o promotor Arnaldo Justino da Silva, a fraude era facilitada porque não existe nenhum rigor no controle na fila das pessoas. O preço médio pago para burlar o sistema de regulação variava de R$ 300 a R$ 1 mil. O pedetista é membro da comissão de Saúde da Câmara, por isso, também cobrou a reativação da Sala do Vereador no Pronto-Socorro.
A ideia é que os vereadores voltem a dar plantão uma vez por semana no local, desativado em 2009, quando a unidade de saúde foi reformada. De acordo com Toninho, na época em que os parlamentares davam plantão no local, já existiam denúncias relativas à venda de vagas dentro da unidade. “Cheguei a denunciar esse esquema, mas não deram ouvido para algo que muita gente tinha conhecimento ou no mínimo, suspeitava”, reforçou.
Comentários