Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Quarta - 04 de Maio de 2011 às 11:30

    Imprimir


 

O terrorista Osama bin Laden tinha em dinheiro um total de R$ 1.180 (500 euros) e dois números de telefone costurados em sua roupa quando foi morto - sinais de que provavelmente estava preparado para fugir de seu complexo a qualquer momento -, revelou nesta quarta-feira (4) o jornal americano Politico, citando informações de autoridades de inteligência dos Estados Unidos.

Três fontes que participaram de uma conferência de imprensa no Congresso em Washington nesta terça-feira (3) confirmaram os detalhes ao jornal, e uma quarta fonte relatou a mesma informação fora da reunião.

De acordo com o Politico, o diretor da CIA (agência de inteligência americana), Leon Panetta, deu as informações aos legisladores quando lhe perguntaram por que Bin Laden não contava com uma maior segurança em seu complexo - localizado em uma cidade militar ao norte de Islamabad, capital do Paquistão.

A resposta, segundo uma fonte, foi de que o terrorista acreditava que "sua rede [Al Qaeda] era forte o suficiente” e que escaparia antes de qualquer ataque dos Estados Unidos contra ele.

A Casa Branca disse que não iria comentar o assunto.

Bin Laden estaria preparado para fugir

A evidência do dinheiro e os números de telefone fazem crer que Bin Laden estava preparado para escapar do complexo, se alertado sobre um ataque iminente, disse a fonte ao jornal.

Esses detalhes se juntam à recente divulgação de que o líder não estava armado no momento em que forças especiais americanas invadiram o local onde vivia escondido, no Paquistão, disse nesta terça-feira (3) o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

Após o anúncio da morte do terrorista, no último domingo (1º), o governo americano afirmou que o líder da Al Qaeda havia sido morto com um tiro na cabeça ao resistir à captura. De acordo com oficiais americanos, havia várias outras pessoas presentes na mansão onde Bin Laden vivia e algumas estavam armadas, explicando a troca de tiros.

O que ainda permanece sem explicação é por que os militares mataram o terrorista com dois tiros durante a operação, mesmo este estando desarmado. Sua mulher, que está viva, confirmou que Bin Laden recebeu tiros.

 

EUA resistem em divulgar fotos do corpo

O porta-voz da Casa Branca afirmou ontem que o governo continua analisando se divulga ou não imagens do corpo de Bin Laden que, segundo ele, são "terríveis".

- É razoável dizer que é uma fotografia terrível. Poderia [ter efeito] incendiário.

Além do tiro que o matou, na cabeça, Bin Laden foi atingido posteriormente por um tiro no peito.

O governo americano diz que o terrorista foi enterrado no mar, menos de 24 horas depois de sua morte, seguindo a tradição religiosa islâmica, e que exames de DNA e técnicas de reconhecimento facial teriam confirmado sua identidade.

No entanto, desde o anúncio da morte, feito pelo presidente Barack Obama em um pronunciamento na TV no fim da noite de domingo, os EUA têm sido pressionados a divulgar imagens do corpo do líder da Al Qaeda.

O temor da Casa Branca é de que a divulgação das imagens possa inflamar ainda mais os apoiadores de Bin Laden no Paquistão e em outros locais, que já prometeram lançar novos ataques contra os EUA.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/66079/visualizar/