Vereador Miltão propõe criação de secretaria
O Vereador Miltão Gomes da Costa (PMDB), protocolou na Câmara Municipal de Rondonópolis, o requerimento de nº 15/2011, que dispõe da criação da Comissão para discussão da implantação da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. O projeto vai possibilitar o reconhecimento, identificação e a integração aos sistemas estaduais e nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de programas e projetos relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico do município.
O vereador deixa claro que a possível criação da secretaria será um “marco” para Rondonópolis no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico. O que vai possibilitar aos gestores da cidade posicionar-se de forma estratégica frente a outros municípios como São Carlos (SP) e Florianópolis (SC), que já têm esta experiência.
“As instituições da área, fundações, universidades, institutos tecnológicos, empresas e, principalmente, a população de Rondonópolis só vai ter a ganhar com esta iniciativa. A secretaria será uma porta aberta para o desenvolvimento, para a criação de parques tecnológicos, para o fortalecimento das instituições da área e do movimento de incubadoras, para o acesso a programas federais que têm recursos específicos para o setor, ou seja, para o desenvolvimento da cidade com base na inovação tecnológica”, defende.
Miltão esclarece que o município será o primeiro do Estado de Mato Grosso a contar com uma Secretaria de Ciências e Tecnologia. O que, segundo ele, é um atraso, visto que a medida ganhou maior visibilidade na gestão do Presidente Lula, com a criação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS) do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).
O vereador deixa claro que o Estado destina uma verba para que os municípios invistam nesta área e que, na maioria das vezes, este recurso fica inutilizado. “Apresentamos o projeto para o prefeito com o intuito de criar um núcleo de Ciência e Tecnologia, mas ele gostou tanto que vai mudar o nome da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Com isto a secretaria passará a chamar Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia”, conclui.
MATO GROSSO
Hoje a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia é comandada por Eliene Lima (PP) que, segundo o vereador, vai ajudar e muito o município de Rondonópolis, pois o prefeito mantém uma boa relação com o pepista.
Comentários