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Política
Quinta - 05 de Maio de 2011 às 17:35
Por: Ana Adélia Jácomo/Andréa Hadda

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O presidente da Agecopa, Eder Moraes, descarta a possibilidade de implantar, de forma integrada, os dois modelos de transporte coletivo analisados pela entidade, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o Bus Rapid Transit (BRT), em Cuiabá e Várzea Grande. “É impossível implantarmos os dois, até porque não há condições financeiras para isto”, afirma, em tom categórico.

A adoção de ambos os modelos passou a ser defendido pelos deputados José Riva (PP), presidente da Assembleia, e Sérgio Ricardo (PR), após o retorno da viagem à Europa, onde conheceram o funcionamento do VLT em Portugal e na Inglaterra.

 “Sou a favor do BRT na perimetral, ligando a avenida da FEB ao viaduto da avenida do CPA que dá acesso à Miguel Sutil. Ao mesmo tempo, os ônibus continuariam circulando nos bairros para alimentar tanto o BRT como o VLT, no sistema troncal”, defendeu o progressista, nesta quarta (4), na sessão vespertina da AL.

O próprio governador Silval Barbosa (PMDB) chegou a anunciar a contratação de uma empresa para avaliar a possibilidade de implantação de ambos os sistemas, em coletiva no Palácio Paiaguás nesta quinta (5). O peemedebista vai se reunir com os engenheiro na próxima segunda (9). “A empresa vai fazer um estudo e ajudar o governo na implantação. Acho que é possível adotarmos os dois modelos, mas eles têm que ser integrados, como num sistema de conexão”.

Silval ponderou que também precisa avaliar a capacidade financeira do governo para bancar a implantação simultânea do BRT e VLT.





Fonte: RD News

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