Justiça de MT começa reduzir "estoque" de ações entre bancos e clientes
O evento está sendo desenvolvido nas Comarcas de Cuiabá, Primavera do Leste, Araputanga, Mirassol D"Oeste, Paranatinga, Porto Esperidião, São José dos Quatro Marcos, Rondonópolis e Várzea Grande e envolve ações de débito dos bancos Bradesco e Finasa. Segundo a magistrada, os processos foram indicados pelos próprios bancos, por isso há mais chance de conciliação entre as partes.
A maior concentração de audiências está nas Varas de Direito Bancário da Comarca de Cuiabá, com 156 audiências agendadas, em processos que envolvem ações de execução, revisionais, busca e apreensão e reintegração de posse. Em média, por mês, somente nas quatro varas especializadas de Cuiabá são interpostos cerca de 150 novos processos.
Em Cuiabá, as audiências vêm sendo realizadas e conquistando a simpatia do jurisdicionado. "A proposta não é apenas solucionar o conflito, mas fazê-lo o mais rápido possível. Uma conciliação resolve o problema em curto espaço de tempo sem seqüelas para as partes envolvidas", opinou o advogado André Ribeiro.
Em Primavera do Leste (231km a sul de Cuiabá), segunda comarca com maior número de processos referentes à conciliação bancária, as 99 audiências foram divididas entre as quatro varas de competência de feitos gerais. "Temos boa expectativa em alcançar um número considerável de audiências e diminuir o estoque processual", sustentou o gestor da Quarta Vara, Márcio Alexandre Maciel.
Outros quatro eventos de conciliação ocorrerão ainda este ano segundo programação da Comissão Estadual do Movimento Permanente pela Conciliação. O próximo evento será realizado entre 8 e 15 de agosto, com ênfase em Direito Bancário e de Família e Sucessões.
Comentários