Bolsas da Ásia fecham em baixa por commodities e dados
As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em baixa nesta sexta-feira, com investidores ajustando posições antes de dados sobre a geração de empregos nos Estados Unidos.
A queda dramática das commodities gerou uma onda de vendas de ações e moedas ligadas a recursos naturais, como o dólar australiano, o que elevou o valor de alguns investimentos mais seguros, como o iene e o dólar americano.
Os setores de energia e recursos naturais, que tinham o melhor desempenho dos mercados asiáticos antes do forte declínio das commodities, lideraram as perdas neste pregão.
O mercado de ações da Austrália, que chegou a cair quase meio ponto percentual, recuperou-se um pouco e fechou em queda de 0,22%, puxado pelo setor bancário.
O índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 0,45% às 8h03 (horário de Brasília). Na semana, o índice acumula queda de mais de 3%.
Em Tóquio, o mercado abriu após três dias de feriado e perdeu 1,45%, com preocupações de que a alta repentina do iene possa reduzir o ritmo da recuperação econômica japonesa.
O índice de Seul caiu 1,52%. Em Hong Kong, o mercado recuou 0,44% e a Bolsa de Taiwan retrocedeu 0,46%, enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 0,30%. Cingapura encerrou em baixa de 0,33%.
Comentários