Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Sexta - 06 de Maio de 2011 às 13:52

    Imprimir


 A apresentação dos resultados de uma pesquisa encomendada pela Associação Mato-grossense dos Municípios para identificar o mapa do emprego e desemprego na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá vai integrar a programação de uma reunião, nesta sexta-feira (6), no auditório da AMM. O evento tem início às 8 horas e contará com a participação de prefeitos, secretários, técnicos municipais, entre outros representantes da região do Vale do Rio Cuiabá, que integra 13 municípios.  Os dados serão apresentados durante a palestra do superintendente executivo da AMM, Maurício Munhoz.

 
O levantamento aponta que existe grande disponibilidade de mão-de-obra na região. Em Cuiabá, por exemplo, os desempregados chegam a taxa de 7% da população com mais de 16 anos, mas em alguns bairros periféricos esse índice pode chegar a 20%, com 80% deles incluídos na faixa etária de 16 a 24 anos.
 
Outra constatação do estudo é que nos demais municípios há um grande número de pessoas que trabalham em Cuiabá ou na chamada região produtora de Mato Grosso. Esse fluxo migratório, que tem origem na escassez de oportunidades de empregos na cidade de origem, é um indicador da estagnação das economias desses municípios. Uma característica comum a essas cidades é a grande quantidade de empreendimentos informais na área urbana e a crescente dependência da renda dos aposentados.
 
O levantamento foi feito por amostra de domicílios para identificar a estrutura do mercado de trabalho na região, a partir do perfil de cada município. “O resultado desse estudo poderá subsidiar a elaboração de políticas públicas visando a geração de emprego e renda para a população”, assinalou o presidente da AMM, Meraldo Figueiredo Sá.
 
A pesquisa foi realizada com 8.200 entrevistados, no período de 01 a 30 de abril nas seguintes cidades: Acorizal, Chapada dos Guimarães, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Poconé, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antonio do Leverger, Barão de Melgaço, Rosário Oeste, Várzea Grande e Cuiabá
 
 
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/65881/visualizar/