Dados positivos sobre o mercado de trabalho dos EUA também devem ajudar Bolsa hoje
Inflação perde forças e faz Bovespa operar em alta
A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) opera em alta nesta sexta-feira (6), movimentada pelos dados da inflação, divulgados na manhã de hoje. O IPCA (índice de Preços ao Consumidor Amplo), que é utilizado para controlar a inflação, veio dentro do esperado.
As 13h01 (horário de Brasília), o Ibovespa – principal referência do mercado financeiro brasileiro – tinha alta de 1,69%, com 64.480 pontos. O dólar caia 1,23% e era comercializado a R$ 1,60.
A inflação oficial no país perdeu um pouco de força em abril, mas, mesmo assim, conseguiu superar o teto da meta de 6,5%, determinada pelo BC. O IPCA subiu 0,77% no mês passado, ante alta de 0,79% em março.
O índice ficou dentro do intervalo previsto pelos analistas e abaixo da média esperada, que era de 0,85%. No acumulado dos 12 meses até abril, o IPCA registra alta de 6,51%. Na opinião do diretor da Ativa Corretora, Álvaro Bandeira, os dados divulgados não trouxeram surpresa.
- O índice ainda terá novas altas e deve começar a mostrar desaceleração apenas mais perto do fim do ano.
Além dos números da inflação, a Bolsa também foi influenciada pela divulgação do relatório oficial sobre a situação do mercado de trabalho nos Estados Unidos. De acordo com o documento, a criação de empregos nos EUA em abril ficou muito acima do esperado, com a abertura de 244 mil novas vagas. A projeção era de 185 mil.
No entanto, a taxa de desemprego americana cresceu pela primeira vez em cinco meses, e foi para 9%, contrariando a previsão de estabilidade em 8,8%.
- Foi a parte ruim do dado, mas não deve mudar o bom humor das bolsas internacionais após a divulgação dos números.
Comentários