Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 06 de Maio de 2011 às 20:30
Por: Alline Marques

    Imprimir


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PP), participou do evento de lançamento da campanha Mato Grosso Unido Contra as Queimadas e aproveitou para cobrar o governo do Estado projetos de sua autoria que foram vetados. Ele ainda cobrou maior presença do Corpo de Bombeiros no interior do estado e ações mais enérgicas contra os crimes ambientais.

“Se não mexer no bolso não adianta. Não dá mais para admitir tantas queimadas urbanas. As cidades do norte com forte ação de madeireiras são uma bomba-relógio devido o excesso de acumulo de resíduos de madeira e de lixos urbanos. E precisamos urgentemente ampliar o efetivo do Corpo de Bombeiros no interior. Cidades como Juara, Juína, Aripuanã e Colniza não têm como abrir mão da presença dos bombeiros e é preciso incentivar os prefeitos a construir as brigadas”, discursou durante o lançamento da campanha de combate às queimadas.

Riva lembrou ainda que a Assembleia Legislativa aprovou uma lei extremamente importante, que exigia a inclusão na grade curricular de noções básicas de meio ambiente para o ensino fundamental, mas o projeto foi vetado pelo Executivo.

“Como que você vai combater queimadas se as crianças não estão devidamente conscientizada. É lá que tem de iniciar a conscientização. (...) Porque não podemos implementar noções básicas de meio ambiente para conscientizar nossas crianças e adolescentes do nosso país”, lamentou Riva.

Sobre o projeto, o governador Silval Barbosa (PMDB) destacou que nem todas as leis são eficazes, mas os estudos elaborados pelo deputado para embasar o projeto foram aproveitados pelo Executivo para tomar providências. Segundo ele, apesar de não existir na grade curricular a disciplina de meio ambiente, existem ações nas escolas para que os alunos sejam conscientizados sobre as questões ambientais.

“A legislação não vai resolver todos os problemas e talvez os três projetos que o senhor aprovou e foram vetados, talvez na prática a lei não tenha eficácia, mas com seus estudos o Estado tomou providência. Não temos a disciplinas estabelecidas por lei, mas temos em todas as disciplinas um método ambiental fazendo com que as crianças tenham conhecimento da legislação ambiental”, rebateu Silval.

Quanto ao efetivo dos bombeiros, Silval disse que irá aumentar o efetivo da segurança pública e sendo assim o Corpo de Bombeiros também será beneficiado.

O parlamentar aproveitou para destacar a importância de trabalhar em conjunto com os demais poderes para dar mais eficácia nas ações de combate e conscientização. “Precisamos convocar os órgãos públicos e a sociedade para combater esse que é a queimada”, pregou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/65843/visualizar/