Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Tecnologia
Segunda - 09 de Maio de 2011 às 21:16

    Imprimir


Pesquisadores da Flórida, nos Estados Unidos, desenvolveram um computador que pode ser colocado debaixo da água e servirá para a tradução dos sons emitidos por golfinhos para uma linguagem que o homem possa entender.

Todos conhecem ou já ouviram falar sobre a inteligência dos golfinhos e a capacidade de comunicação entre o homem e estes mamíferos aquáticos. Entretanto, as comunicações feitas até hoje, são do tipo "mão única", ou seja, o homem fala alguma coisa - um comando, por exemplo - e o golfinho é capaz de entender e executar um tarefa.

Porém, o site New Scientist conta agora que a pesquisadora Denise Herzing e seus colegas estão trabalhando já há algum tempo em um tipo de comunicação "de mão dupla", em que tanto homem quanto animal possam entender e ser entendido.

A pesquisadora é fundadora do Projeto Wild Dolphin e trabalhou em conjunto com Thad Starner, do Instituto de Tecnologia de Georgia para o desenvolvimento do CHAT (Cetacean Hearing and Telemetry), que seria este meio de comunicação entre homem e golfinho.

Um computador poderá ser levado para debaixo da água por um mergulhador e sevirá tanto para "ouvir" os sons emitidos pelos animais quanto para emitir sons. A princípio, oito sons diferentes foram criados, cada um relacionado com uma palavra ou expressão. Os testes serão feitos e os pesquisadores procurarão identificar se os golfinhos respondem ou não aos comandos.

É claro que ainda há muitas dificuldades, mas a esperança de Henzing é, um dia, conseguir utilizar um sistema deste tipo para conseguir se comunicar com golfinhos selvagens.





Fonte: Geek

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/65675/visualizar/