Foram feitos 13 mandados de prisão; operação também é feita pela CGU
PF apura desvios de recursos públicos no MA
A PF (Polícia Federal) e a CGU (Controladoria-Geral da União) desencadearam nesta quarta-feira (11) a operação Usura, cujo objetivo é coibir desvios de recursos públicos federais no Maranhão. Foram expedidos 25 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão temporária para serem cumpridos em São Luís, Imperatriz, São João do Paraíso e Barra do Corda.
A operação é contra desvios de recursos públicos federais repassados à prefeitura municipal de São João do Paraíso, relativos às áreas de educação (Fundeb), saúde (FUS, PAB e AFB) e contratos de repasse e convênios. As investigações apontam que os desvios teriam causados prejuízos, desde 2005, na ordem de R$ 5,5 milhões.
Entre os mandados de prisão estão o do prefeito Raimundo Galdino Leite, de um ex-vice-prefeito e de secretários municipais.
Os integrantes da organização criminosa são investigados pelos crimes de falsificação de documento público, falsificação de documento particular, falsidade ideológica e uso de documento falso.
A operação conta com um efetivo de aproximadamente cem policiais federais e 15 auditores da CGU. Não havia informação de presos e de apreensões realizadas.
Comentários