Três novos cursos de medicina podem ser instalados no estado
De acordo com informações exclusivas obtidas nesta manhã pelo Olhar Direto, Mato Grosso poderá ter instalado ainda em 2011 três novos cursos de medicina. Os municípios contemplados com a possibilidade seriam Rondonópolis, Cáceres e Sinop.
Uma lista do Ministério da Educação (MEC) com a relação de 22 novos cursos de medicina na iminência de serem implantados no Brasil, incluindo os três municípios de Mato Grosso, chegou ao conhecimento dos representantes dos conselhos de medicina durante uma reunião há cerca de 10 dias em São Paulo.
A informação é de que os vestibulares para as novas graduações serão realizados no início de 2012. O secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry (PP), afirmou recentemente, conforme publicado pelo Olhar Direto, que o governador Silval Barbosa (PMDB) havia determinado empenho na implantação dos novos cursos no Estado para suprir a demanda de formação de médicos nas regiões Sul, Norte e Oeste.
Ainda conforme as informações contidas na lista do Ministério da Educação, mais 60 processos relativos à criação de novos cursos no Brasil estariam tramitando no órgão.
MEC não confirma
Apesar das informações sobre os novos cursos terem circulado, o Ministério da Educação não confirma as autorizações. Em e-mail encaminhado à reportagem há poucos instantes, Nair Rúbia Baptista, coordenadora de educação da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação disse que “não foram autorizados novos cursos de medicina este ano no país”.
Comentários