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Tecnologia
Quinta - 12 de Maio de 2011 às 11:06

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Se você é um dos 19 milhões de brasileiros que usam o Facebook, já deve ter notado, mais de uma vez, alguma falha na rede social de criada por Mark Zuckerberg.

A lista de reclamações é extensa: mensagens enviadas que nunca chegam ao destino, notificações que atrasam horas, e-mails enviados sem autorização e até postagens que não aparecem no mural.

A empresa de segurança computacional Sophos enviou no fim de abril uma carta aberta ao Facebook com alertas sobre os problemas recentes de segurança e privacidade, que têm relação com os bugs do site.

Nas últimas semanas, o Facebook foi alvo de diversos ataques on-line que disseminaram spam e vírus, engrossando a lista de falhas e mensagens indesejadas no mural dos usuários.
"Piorou muito no último mês", comenta Renata Ribeiro, 22, estudante de direito. "O site está perceptivelmente mais lento e com vários bugs. Até mesmo mensagens de spam em inglês, automáticas, como as que aparecem às vezes no MSN, estão aparecendo no chat do Face", diz.

De acordo com a Sophos, os servidores e o sistema de autenticação de usuários do Facebook possuem sólidas barreiras de segurança.

As reais ameaças na rede social chegam na forma de ataques do tipo phishing e de aplicativos maliciosos.

SOLUÇÕES

Entre as soluções sugeridas pela Sophos está a configuração da conta do usuário de modo a preservar sua privacidade como padrão.

A empresa sugere que aplicativos e desenvolvedores passem por uma filtragem antes de serem publicados.

Como resposta à chuva de críticas dos últimos meses, o Facebook implementou um novo sistema de autenticação dupla. Caso o usuário ative a opção, ele terá de fazer um duplo login toda vez que acessar a rede social de um dispositivo não reconhecido anteriormente. O objetivo é evitar o acesso não autorizado ao site.

O Facebook também aprimorou seu sistema para navegação via protocolo HTTPS, mais seguro.

Além disso, a rede social vai implantar um novo sistema de notificação para evitar a atribuição de rmarcações indevidas a fotos. Esse é um dos principais meios que os aplicativos maliciosos têm usado para se disseminar na rede.

O novo sistema vai permitir que o usuário marcado emita um alerta toda vez que se sentir ameaçado pela marcação indevida de seu perfil.

Para outros problemas, o usuário deve acessar a Central de Ajuda do Facebook, onde pode coletar informações e descrever o problema para receber ajuda.

OUTRO LADO

Cada problema tem uma resposta técnica e uma solução isolada. Nenhum deles pode ser explicado por uma causa o como número crescente de contas no país ou muitos usuários acessando o sistema ao mesmo tempo. Essa foi a resposta do Facebook, dada por meio de sua assessoria no Brasil.

"Temos servidores potentes para aguentar acessos simultâneos e o crescimento da rede como temos visto no Brasil", disse à Folha. "É um site muito dinâmico e problemas surgem de acordo com o uso, e os resolvemos o mais rápido possível".

No próprio Facebook, há uma página, em inglês, em que os usuários podem checar se há algum tipo de problema acontecendo na rede e se já uma solução disponível.

Eles podem, claro, comentar e verificar se o problema é global, nacional ou se atinge apenas alguma região específica do país onde vive.

Se você não encontrar a solução na página ou não souber inglês, a recomendação é enviar uma reclamação clicando em Report. O texto pode ser enviado em português.






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