Problemas recentes no Facebook irritam usuários
A lista de reclamações é extensa: mensagens enviadas que nunca chegam ao destino, notificações que atrasam horas, e-mails enviados sem autorização e até postagens que não aparecem no mural.
A empresa de segurança computacional Sophos enviou no fim de abril uma carta aberta ao Facebook com alertas sobre os problemas recentes de segurança e privacidade, que têm relação com os bugs do site.
Nas últimas semanas, o Facebook foi alvo de diversos ataques on-line que disseminaram spam e vírus, engrossando a lista de falhas e mensagens indesejadas no mural dos usuários.
"Piorou muito no último mês", comenta Renata Ribeiro, 22, estudante de direito. "O site está perceptivelmente mais lento e com vários bugs. Até mesmo mensagens de spam em inglês, automáticas, como as que aparecem às vezes no MSN, estão aparecendo no chat do Face", diz.
De acordo com a Sophos, os servidores e o sistema de autenticação de usuários do Facebook possuem sólidas barreiras de segurança.
As reais ameaças na rede social chegam na forma de ataques do tipo phishing e de aplicativos maliciosos.
SOLUÇÕES
Entre as soluções sugeridas pela Sophos está a configuração da conta do usuário de modo a preservar sua privacidade como padrão.
A empresa sugere que aplicativos e desenvolvedores passem por uma filtragem antes de serem publicados.
Como resposta à chuva de críticas dos últimos meses, o Facebook implementou um novo sistema de autenticação dupla. Caso o usuário ative a opção, ele terá de fazer um duplo login toda vez que acessar a rede social de um dispositivo não reconhecido anteriormente. O objetivo é evitar o acesso não autorizado ao site.
O Facebook também aprimorou seu sistema para navegação via protocolo HTTPS, mais seguro.
Além disso, a rede social vai implantar um novo sistema de notificação para evitar a atribuição de rmarcações indevidas a fotos. Esse é um dos principais meios que os aplicativos maliciosos têm usado para se disseminar na rede.
O novo sistema vai permitir que o usuário marcado emita um alerta toda vez que se sentir ameaçado pela marcação indevida de seu perfil.
Para outros problemas, o usuário deve acessar a Central de Ajuda do Facebook, onde pode coletar informações e descrever o problema para receber ajuda.
OUTRO LADO
Cada problema tem uma resposta técnica e uma solução isolada. Nenhum deles pode ser explicado por uma causa o como número crescente de contas no país ou muitos usuários acessando o sistema ao mesmo tempo. Essa foi a resposta do Facebook, dada por meio de sua assessoria no Brasil.
"Temos servidores potentes para aguentar acessos simultâneos e o crescimento da rede como temos visto no Brasil", disse à Folha. "É um site muito dinâmico e problemas surgem de acordo com o uso, e os resolvemos o mais rápido possível".
No próprio Facebook, há uma página, em inglês, em que os usuários podem checar se há algum tipo de problema acontecendo na rede e se já uma solução disponível.
Eles podem, claro, comentar e verificar se o problema é global, nacional ou se atinge apenas alguma região específica do país onde vive.
Se você não encontrar a solução na página ou não souber inglês, a recomendação é enviar uma reclamação clicando em Report. O texto pode ser enviado em português.
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