O assalto
Por volta das 22h40 de quinta-feira (12), a concessionária Metrô Rio, que administra o metrô no Rio, confirmou que houve um assalto dentro um trem que seguia na Linha 1, próximo à estação Estácio de Sá, na Zona Norte da cidade. Segundo a empresa, por volta das 21h, sete criminosos renderam os passageiros que seguiam para a Praça Saens Peña.
Inicialmente, a concessionária chegou a informar que se tratava de uma tentativa de assalto, mas, após investigação no local, verificou que alguns passageiros tiveram os seus pertences roubados. O Metrô Rio afirmou, ainda, que ninguém ficou ferido.
Policiais do 1º BPM (Estácio) foram acionados para o local. De acordo coma PM, não há informações sobre tiroteio. No entanto, testemunhas contaram à polícia que ouviram tiros dentro do vagão. Ainda de acordo com passageiros, os criminosos anunciaram o assalto logo após o trem partir da estação Praça Onze. Uma mulher teria acionado o alarme de emergência do vagão.
A concessionária confirmou, também, que os criminosos embarcaram na estação Central do Brasil e fugiram pela estação Estácio. Ainda de acordo com o Metrô Rio, pelo menos 15 pessoas tiveram os seus pertences roubados. Policiais militares fizeram buscas na região, mas até as 23h40 de quinta-feira nenhum suspeito tinha sido localizado.
“De repente a gente viu e começaram a gritar ‘assalto, assalto, assalto’, eu vi só dois meninos com armas, mas havia mais pessoas com armas, e a gente começou todo mundo a se jogar no chão. Mandaram a gente ser rápido, eu joguei todas as minhas coisas em cima do banco e ele (assaltante) pegou o meu relógio”, contou uma passageira, cuja identidade foi preservada.
Circulação interrompida
Por medida de segurança, a concessionária Metrô Rio informou que cortou a energia dos trilhos entre as estações Central do Brasil e Saens Peña às 21h15, interrompendo momentaneamente a circulação de trens neste trecho. A energia foi religada às 21h50 e a operação foi retomada. A suspensão do serviço também visava evitar a fuga dos criminosos.
O Metrô Rio afirmou, ainda, que ressarciu os passageiros que não puderam continuar a viagem. A concessionária ainda está apurando o caso em conjunto com a Secretaria estadual de Segurança Pública do Rio. Os demais trechos do metrô não foram afetados. Por volta das 23h10, a circulação de trens era normal em todos os trechos.
O caso foi registrado na 6ª DP (Cidade Nova).
Passageiro esfaqueado em metrô
Ainda na manhã desta quinta, um passageiro foi esfaqueado dentro de um trem do metrô, na Linha 2 que seguia para o Centro do Rio, nas imediações da estação de Del Castilho. De acordo com testemunhas, os dois homens discutiram e um agrediu o outro.
De acordo com a assessoria do Metrô Rio, quando o trem parou na estação, às 10h40, o suspeito tentou fugir. Um segurança tentou deter o agressor, mas também foi ferido. Na correria, o homem acabou detido por outros dois seguranças.
Para que o passageiro fosse socorrido, o metrô teve que ficar parado dez minutos na estação de Del Castilho. Mas a circulação na Linha 2 já foi normalizada.
O agressor foi levado para a 44ª DP (Inhaúma). O passageiro e o agente de segurança feridos receberam os primeiros socorros na estação e foram levados para o Hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão, na Zona Norte. Segundo a assessoria do hospital, um dos pacientes será submetido à cirurgia de reparação facial e não tem previsão de alta. Já o outro, permanece estável e com provável alta nas próximas 24 horas.
Comentários