Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sexta - 13 de Maio de 2011 às 18:35
Por: Ericksen Vital

    Imprimir


A juíza Maria Mazarelo Farias Pinto, da 2º Vara de Fazenda Pública de Rondonópolis, a 210 km de Cuiabá, determinou nesta sexta-feira (13) que os pacientes do Hospital Regional sejam transferidos para outros hospitais públicos de Mato Grosso. Mas caso faltem vagas, pacientes devem ser encaminhados para hospitais particulares conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A decisão judicial sai no momento em que o Pronto Socorro de Cuiabá, principal unidade de saúde do Estado, vive uma das piores crises dos últimos anos. O PSM está superlotado e com pacientes sendo atendidos em macas improvisadas e até no chão. Dez hospitais particulares, segundo a decisão, podem também receber os pacientes caso os hospitais públicos não consigam atender a demanda.

Segundo a juíza, devem ser transferidos em 48h os pacientes que aguardam por cirurgias ortopédicas. O secretário estadual de Saúde, Pedro Henry, disse por meio da assessoria de imprensa que já começou a transferências de pacientes para os hospitais que estão com vagas, cumprindo a decisão.

A juíza destaca que a transferência dos pacientes deve ser para hospitais públicos que tenham equipamentos e corpo clínico. Mas caso os públicos não tenham esta estrutura, os pacientes poderão ser levados para hospitais da rede privada. Se a decisão for descumprida, o Estado pagará cerca de R$ 3 mil ao dia.

Demissões
De acordo com o Ministério Público Estadual, a transferência foi provocada principalmente pelo desligamento dos médicos ortopedistas que trabalhavam contratados temporariamente. Desde o dia 1º de maio, o Hospital tem apenas quatro médicos ortopedistas concursados, cumprindo 40 horas semanais. Por plantão, fica apenas um médico.

Diante desta situação, o protesto de um médico ganhou destaque nacional em abril. Por estar sozinho, ele não pôde atender todos os pacientes, o que gerou uma revolta nele por causa da situação grave da unidade.

O Ministério Público informou também que a Secretaria Adjunta de Gestão Estratégica abriu um  processo seletivo para contratação de novos profissionais médicos para atuação na ortopedia do Hospital, mas que nenhum ortopedista se inscreveu ou fez a prova correspondente.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/65331/visualizar/