Obama oficializa renúncia de enviado dos EUA ao Oriente Médio
"Nos últimos dois anos e meio, George Mitchell trabalhou de maneira incansável para a paz como emissário especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio", disse Obama em um comunicado.
"Assumiu um dos trabalhos mais difíceis e trabalhou durante horas muito duras para alcançar a paz", comentou.
"Como nação, seguimos comprometidos em alcançar a paz no Oriente Médio e em continuar com o trabalho de George (Mitchell)" para chegar a este objetivo, explicou.
RENÚNCIA
Mitchell renunciou ao cargo após dois anos e sua saída acontece pouco antes do esperado discurso de Obama sobre a estratégia dos EUA na região e a visita do premiê israelense, Binyamin Netanyahu, à Casa Branca, marcada para o próximo dia 20.
O diplomata -- que ajudou no acordo de paz na Irlanda do Norte-- foi um dos primeiros membros da equipe de Obama a ser apontado para a função, e se dividiu entre Washington e capitais do Oriente Médio para mediar negociações.
Conversas diretas de paz foram retomadas no ano passado, mas ficaram estagnadas após a construção de assentamentos judaicos na Cisjordânia.
Diante do impasse, os EUA passaram a tentar retomar o diálogo, e Mitchell não retornou desde então à região.
Recentemente, Obama fez mudanças em sua equipe para o Oriente Médio e escolheu Daniel Shapiro, alto assessor que o ajudou a delinear a resposta às revoltas populares em vários países árabes, como seu indicado para ser novo embaixador americano em Israel.
Comentários