Juíza determina transferência de pacientes do Hospital Regional
A juíza da Segunda Vara da Fazenda Pública, Maria Mazarelo Farias Pinto, deferiu na tarde desta sexta-feira (13) uma liminar que determina que o Governo do Estado de Mato Grosso transfira os pacientes do Hospital Regional de Rondonópolis que aguardam por cirurgias ortopédicas. O prazo para a transferência é de 48 horas.
Pelo menos 45 pacientes devem ser encaminhados para hospitais públicos em condições adequadas e, caso não seja possível, para unidades de saúde particulares em Cuiabá ou Rondonópolis. No município, apenas a Santa Casa e Materclin poderiam receber os pacientes. A decisão da juíza acatou um pedido de antecipação de tutela feita pela Promotoria de Defesa da Cidadania e do Consumidor.
Segundo o promotor Ari Madeira, a ação judicial foi a única alternativa após todas as possibilidades de conciliação. As informações chegaram ao promotor através dos representantes dos conselhos municipais da Mulher e do Idoso, que constataram a situação dos pacientes, entre eles vários idosos.
Lindomar Lemes dos Santos, presidente do Conselho do Idoso, verificou na quinta-feira (12) que pacientes recém acidentados aguardavam pela prescrição de medicamento para a dor, já que a cirurgia não seria feita por falta de profissionais disponíveis. Segundo informações de uma fonte do Olhar Direto, os médicos estavam se recusando a prescrever medicamentos. Não foi possível falar com o médico ortopedista Leolino Araújo para confirmar a situação.
Lindomar repassou ainda que os plantões de ortopedia estão sendo feitos por apenas um profissional, já que a unidade conta com quatro ortopedistas após o pedido de demissão de cinco médicos em abril. Apesar do secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry (PP), ter lançado um processo seletivo para contratar mais profissionais, a alternativa não deu certo, pois nenhum médico se inscreveu para as vagas.
Comentários