Argentinos iniciam em MT expedição em defesa dos rios com kayak
Cinco integrantes da expedição argentina “La Tierra sin mal” estão em Diamantino, no médio-norte de Mato Grosso, para iniciarem a viagem de kayak desde a nascente do rio Paraguai até regressarem ao país de origem. Os ambientalista: Lucas, Ezequiel, Juan Martin, Hermann e Diego, farão um documentário em defesa dos rios. Eles vão percorrer quatro mil quilômetros até chegarem à Argentina. A viagem, que começou de van, irá terminar com o auxilio dos remos.
Para segurança, eles contam com equipamentos sofisticados de sobrevivência, incluindo até mesmo um aparelho que quando acionado em caso de emergência uma equipe é encaminhada para o resgate com helicóptero.
O prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln, tem respaldado a expedição em tudo que é preciso para que possam coletar todos os materiais necessários no município.
Durante este domingo (15), o prefeito e o secretário de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente, Roberto Casetta, mostraram os mistérios do rio Sumidouro, levando-os ao ponto exato em que o rio some e depois no local que ele ressurge.
Juan Martins Rivas ficou surpreso com a riqueza natural de Diamantino e afirmou que somente o rio Sumidouro já vale um documentário. “Deparamos-nos com belezas que não esperávamos, temos que voltar e passar uns dois meses em Diamantino, pois a cidade oferece muita diversidade”, admirou.
O prefeito solicitou ao secretário Roberto Casetta que continue acompanhando os integrantes da expedição nesta segunda-feira (16) para mostrar o máximo possível da riqueza natural diamantinense.
Após o final da viagem de kayak, que durará cerca de quatro meses, o documentário será apresentado nas escolas, universidades, centros culturais e palestras em defesa do meio ambiente na Argentina e no Brasil.
Comentários