Educação no Trânsito é tema nas escolas de Nortelândia
A Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Nortelândia realiza pela segunda vez neste ano, o projeto Educação no Trânsito, que consiste em palestras sobre o tema com crianças, adolescentes e jovens das escolas municipais e estaduais, além de aulas práticas e outras atividades, visando esclarecer este público quanto à segurança no trânsito para evitar acidentes. O projeto é desenvolvido nas escolas como tema transversal.
O evento teve inicio no último 09 de maio e termina nesta quarta-feira (18), com diversas atividades, coordenadas pelo Gerente Regional de Educação para o Trânsito de Tangará da Serra, Leomir Nunes Bicaco, que inclui palestras orientativas sobre segurança no trânsito, buscando evitar no dia-a-dia situações de risco que comprometam a integridade física das pessoas.
O município já vinha desde ano de 2009, promovendo mudanças estruturais no trânsito da cidade, com a colocação de faixas de pedestres, e placas de sinalização em todas as ruas e busca agora junto ao Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN), a substituição dos atuais redutores de velocidade (tartarugas) para outro instrumento que possibilite alertar os motoristas de obedecer aos limites de velocidades em determinadas áreas da cidade, especialmente na avenida principal do município.
O prefeito municipal disse que o objetivo do projeto e o de tornar o trânsito da cidade mais seguro, e construir cidadãos mais conscientes em relação a um comportamento seguro, evitando a ocorrência de acidentes graves ou não, que diariamente ceifam a vida das pessoas ou as deixam com seqüelas para o resto da vida.
“As crianças, os adolescentes e jovens são potenciais disseminadores de boas práticas no trânsito, daí nossa investida tanto no campo educativo como no prático que é o de sinalizar a cidade e demonstrar a eles e consequentemente a população da importância de dirigir e andar com cuidado para evitar acidentes” frisou o gestor.
A Secretária Municipal de Educação, Marlene Júlia Scarpat, esclareceu que o trânsito no Brasil, faz milhares de vitimas todos os dias, e com um índice de fatalidade quatro vezes maior ao de muitos países desenvolvidos, e este quadro é fruto da falta de cuidados de motoristas e pedestres, entre outros motivos preponderantes para acidentes graves.
"A educação é uma ferramenta importante para formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito, evitando a ocorrência de acidentes e assegurando um trânsito seguro a todos” destacou.
De acordo com o Departamento de Estradas e Rodagens do Estado do Rio de Janeiro, o Brasil gasta anualmente mais de R$ 100 milhões de reais com acidentes de trânsito, um prejuízo muito alto com perdas em produção, custos médicos, previdência social, custos legais, perdas materiais, despesas com seguro e custos com emergências, entre outros.
A grande maioria dos acidentes é causada por excesso de velocidade, e os atropelamentos são responsáveis por 36% das mortes nas estradas brasileiras, e de acordo com pesquisas, o pedestre só tem chance de sobreviver se o veículo estiver a 30 km/h. Se o motorista estiver a 40 km/h, a chance de óbito vai para 15%. A 60 km/h, a chance de morte cresce assustadoramente, vai para 70%. E, caso o pedestre seja apanhado a 80 km/h, provavelmente não terá qualquer chance de sobreviver.
Mais de 60% dos acidentes são causados por falhas humanas, 30% tem origem em problemas mecânicos e apenas 6% são causados por má conservação de vias.
Entre as principais causas de acidentes, está dirigir sob efeito de álcool e substâncias entorpecentes, trafegar com excesso de velocidade, falta de experiência e de conhecimento, de atenção e observação.
Veja algumas dicas de trânsito seguro:
· Não dirija se não estiver em boas condições físicas e psicológicas, sofrendo de fadiga, sonolência ou após ingerir bebidas alcoólicas ou substâncias entorpecentes.
· Metade das mortes no trânsito envolve motoristas embriagados. Mesmo em pequenas doses, o álcool prejudica a percepção de velocidade e distância, pode causar dupla visão e incapacidade de coordenação. A pessoa alcoolizada tende também a fixas os olhos em movimento e não consegue observar tudo o que acontece no trânsito.
· Algumas drogas para tirar o sono podem fazer o condutor dormir de olhos abertos.
· Direção defensiva é dirigir com objetivo de prevenir acidentes, atento às ações incorretas de outros motoristas e das possíveis condições adversas da pista e do tempo. Trata-se da prática de dirigir com segurança, reduzindo a possibilidade de ser envolvido em acidentes de trânsito.
· Dicas Para Um Bom Motorista
Conheça as leis do trânsito
Use sempre cinto de segurança
Conheça detalhadamente o veículo
Mantenha seu veículo sempre em boas condições de funcionamento
Faça a previsão da possibilidade de acidentes e seja capaz de evitá-los
Tome decisões corretas com rapidez nas situações de perigo
Não aceite desafios e provocações
Não dirija cansado, sob efeito de álcool e drogas
Veja e seja visto
Não abuse de autoconfiança para não colocar a sua vida e nem a de outros em risco
Comentários