Os conciliadores são particulares que colaboram com o Judiciário na condição de auxiliares da Justiça, prestando serviço público relevante, sem vínculo empregatício. Eles respondem pelas contribuições previdenciárias e tributárias, devendo, mensalmente, fazer prova da regularidade junto ao Tribunal de Justiça.
Para se credenciar, é necessário ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, ter idade mínima de 18 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, ser bacharel ou acadêmico de Direito, não possuir antecedentes criminais nem demandas de ação de natureza cível, não ser filiado a partido político, não exercer atividades político-partidárias, entre outras exigências.
Nas comarcas do interior do Estado, o processo seletivo será promovido pelo Juizado Especial Cível ou Criminal. Nas comarcas de Cuiabá e Várzea Grande, o processo será coordenado pelo juiz diretor do foro, com apoio da Gerência Setorial de Concursos Públicos do TJMT. O edital está disponível no site do poder Judiciário de Mato Grosso.
Comentários