Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 19 de Maio de 2011 às 20:00
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Após a divulgação do aumento de 444% no índice de desmatamento no Estado, o secretário de Meio Ambiente, coronel Alexander Maia, resolveu suspender as licenças expedidas aos donos de propriedades já embargadas pela prática ilegal. O anúncio foi feito nesta quinta (19), um dia após a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, classificar de “anormal” os dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) referentes ao crescimento do desmate em Mato Grosso, entre março e abril deste ano, em relação ao mesmo período de 2010.

Além de suspender as licenças, Maia avisou que os donos das áreas embargadas perderão os benefícios do Programa de Regularização Ambiental (MT Legal) e Mais Ambiente, do Governo Federal, e sofrerão sanções administrativas e criminais. Segundo ele, técnicos da pasta já identificaram 36 propriedades passíveis das punições anunciadas.

O superintendente do Ibama, Ramiro Hofmeister de Almeida Martins Costa, afirma que “100% dos polígonos detectados pelo Deter já foram identificados e, dos 10 maiores, pelo menos seis estão relacionadas a áreas de extração ilegal de madeira para exploração inclusive imobiliária, ou resultado de queimadas do ano passado”. Ele pondera que, desde o final do ano passado, a prática ilegal é monitorada pelo órgão, em conjunto com a Sema.

Presidente da Famato, Rui Prado demonstrou indignação com a exploração imobiliária nas áreas de preservação ambiental. “Nós, produtores rurais, estamos indignados pela ação desses especuladores. Não podemos esquecer que Mato Grosso é o maior produtor de grãos entre os Estado, detentor do maior rebanho do País e que 62% de nossa vegetação continua intacta. Portanto, podemos produzir com sustentabilidade”.

Maia reafirmou que os dados do Inpe não o surpreenderam. “Essa situação não é novidade para o governo que vem monitorando com atenção a dinâmica do desmatamento nos últimos meses. E, em razão disso, desenvolvendo uma série de ações, de forma preventiva e repressiva, com a finalidade de coibir o avanço da degradação e sancionar os infratores”.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/64779/visualizar/