Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Saúde
Sexta - 20 de Maio de 2011 às 10:48

    Imprimir


Os médicos de Cuiabá se reúnem nesta sexta-feira (20), às 10h, com o secretário municipal de saúde, Antônio Pires. O intuito do encontro é de chegar a um acordo sobre a defasagem em mais de 200% do Índice de Valorização da Qualidade (IVQ). Duzentos profissionais da saúde, entre anestesistas e cirurgiões, responsáveis pela média mensal de mil cirurgias eletivas na Capital, estão em greve há mais de 20 dias.

A categoria quer o reajuste do IVQ. Essa referência foi criada em 2002 pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para complementar o valor das cirurgias tabeladas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Na prática, são pagos R$ 200 mil mensais que são distribuídos aos profissionais da saúde, o que corresponde a suplemento salarial, em média, de R$ 1 mil.

Todos atendem na rede conveniada do Sistema Único de Saúde (SUS), em cinco 5 hospitais de Cuiabá: Santa Helena, Santa Casa, Só Trauma, Bom Jesus e o hospital do câncer. No último dia 12, a Prefeitura encaminhou uma proposta à categoria, a qual prevê o reajuste de 60% do IVQ parcelado em três vezes. Além disso, a ideia é de que o complemento seja reajustado anualmente com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). 

No entanto, a proposta foi rejeitada pelos profissionais no dia seguinte, em assembleia. Sendo assim, o Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed-MT) decidiu encaminhar uma contraproposta, que consiste no reajuste de 200%. O aumento seria fracionado, sendo repassado o acréscimo de 50% a cada seis meses. 

Portanto, a reunião é o início de uma mesa de negociação direta, com vistas a colocar um fim na greve. O encontro irá ocorrer na sede da Secretaria Municipal de Saúde. “Esperamos que o secretário nos faça uma proposta séria desta vez”, sintetizou o presidente do Sindimed-MT, Edinaldo Lemos.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3321-0835, 9626-3013, 8417-0670.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/64728/visualizar/