Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Segunda - 23 de Maio de 2011 às 09:37
Por: Dayane Pozzer

    Imprimir


Dayane Pozzer/OD

O número de pessoas que ocupam leitos em hospitais de Rondonópolis, em decorrência de acidentes de trânsito, chama a atenção. A cada 10 pessoas internadas, oito são oriundas desse tipo de ocorrência, sendo que a maioria é levada para o Hospital Regional, referência em trauma-ortopedia. Os números foram levantados pelo 5º Batalhão de Polícia Militar, de Rondonópolis, e apresentados na última sessão da Câmara Municipal de Vereadores.

Um dos grandes problemas é que o Hospital Regional sofre com o número reduzido de médicos especialistas e a cada novo paciente acidentado a situação se agrava, principalmente se for necessária uma cirurgia. O promotor de Justiça Ari Madeira, da Promotoria de Cidadania e Defesa do Consumidor, fez um apelo recentemente. Ele pediu que as famílias conversem e peçam aos condutores de veículos que evitem a todo custo se envolverem em acidentes, pois não haverá vagas, leitos e médicos para tratá-los.

Os números também comprovam e reforçam o apelo do promotor. De acordo com informações do 3º Batalhão de Corpo de Bombeiros de Rondonópolis, até março deste ano ocorreram no município e região 572 acidentes de trânsito, sendo 127 entre motoristas de carros e 445 envolvendo motociclistas. Em todo o ano de 2010 foram registrados 2.237 acidentes, 276 com carros e 1.961 com motos. Neste primeiro trimestre, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou mais de  mil atendimentos e foram constatadas 52 mortes no trânsito.

A PM ressalta que quase todos os acidentes são resultados de imperícia, imprudência e negligência por parte dos condutores dos veículos. Ainda conforme o relatório da Polícia Militar, a frota de veículos de Rondonópolis ultrapassa 140 mil carros (dados do 2ª Ciretran). Com a população de quase 196 mil habitantes, o cálculo é de 0,7 veículo por pessoa, sendo 137 mil com idade para dirigir.

Blitz

Durante a sessão da Câmara Municipal de quarta-feira (18), os vereadores debateram a importância de um trabalho mais intenso de fiscalização nas vias urbanas da cidade. O presidente do Legislativo, Ananias Filho (PR), cobrou a redução urgente dos índices e apontou a necessidade de intensificar as ações de vigilância no trânsito do município. “A população precisa ser mais cautelosa. Existem muitas pessoas boas, mas em contrapartida há outras tantas que são irresponsáveis e para isso é importante a atuação da polícia para executar a lei, Sou plenamente a favor de blitz”.

O vereador Lourisvaldo Manoel de Oliveira, Fulô (PMDB), reforçou a necessidade de intensificar as blitze na cidade. “Tem que ser feito algo para diminuir o número das pessoas que estão na ilegalidade. E quem está correto não há com que se preocupar”.
Apesar de contrário a proposta de blitz, o vereador João Gomes (PR) propôs a aplicação de mais recursos e investimentos em tecnologia para coibir as infrações na cidade.

O comandante do 5º BPM, Odair Pereira de Moura, presente à sessão, afirmou que um dos papéis da polícia é fiscalizar o trânsito e por esse motivo vai intensificar a autuação nas vias urbanas. “Os dados do trânsito na cidade são alarmantes e percebe-se que tem matado mais que o crime de homicídio e isso não podemos aceitar”, declarou.
O major também convidou a população a acompanhar os trabalhos do Samu, Corpo de Bombeiros e da PM em relação aos índices apresentados no relatório.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/64520/visualizar/