Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Segunda - 23 de Maio de 2011 às 17:17
Por: Patrícia Sanches/Laura Nabuco

    Imprimir


O polêmico ex-secretário de Saúde Luiz Soares denunciou a secretaria de Saúde Cuiabá junto aos Ministério Público Estadual e Federal, cobrando que seja realizada uma auditoria nas contas da pasta desde 2008, incluindo a sua própria gestão. Ele não poupou críticas ao prefeito Chico Galindo (PTB). “Aquele imbecil (Galindo) foi secretário de Planejamento, está na prefeitura há mais de 1 ano e não sabe que a Saúde não paga os funcionários, mas sim a pasta de Finanças”, disparou Soares, ao rebater as afirmações do prefeito de que ele teria deixado a pasta com os salários atrasados.

Sem papas na língua, Soares acusa Henry e Galindo de sucatearem o Serviço Único de Saúde (SUS) para entregarem a gestão das unidades hospitalares as Organizações Sociais de Saúde (OSS"s). “A crise é deliberada por Chico Galindo e liderada por Henry”, alfinetou Soares.

O ex-secretário afirmou categoricamente que a manobra implica no superfaturamento da prestação de serviços, que segundo ele, é pelo menos três vezes mais cara. Ele cita como exemplo o pronto-socorro de Cuiabá e do hospital Metropolitano, em Várzea Grande.

Enquanto o primeiro recebe R$ 4 milhões para manutenção de toda a estrutura, incluindo 40 leitos UTI, a OSS que administrará o Metropolitano poderá contar com um orçamento de R$ 2,2 milhões para gerir apenas 50 leitos comuns. “Um leito de UTI custa 5 vezes mais”, pontua.

Ele reforça ainda que a unidade de Várzea Grande ficará responsável apenas por cirurgias ortopédicas de média e baixa complexidade, enquanto os pronto-socorros continuaram responsáveis por fazer os primeiros atendimentos a essas ocorrências. "Não vai aliviar em nada o hospital Metropolitano", frisa.
 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/64459/visualizar/