Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quarta - 25 de Maio de 2011 às 11:11
Por: Marcos Coutinho/Alexandre Alve

    Imprimir


A Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) vão realizar uma operação articulada em Mato Grosso, inclusive com apoio de batalhões do Exército Brasileiro e das corporações policiais, contra o desmatamento ilegal nas regiões Norte e Nordeste do Estado, cujos índices aumentaram nos últimos 90 dias por conta da falta de fiscalização e da indefinição quanto à aprovação do novo Código Florestal.

Em entrevista ao Olhar Direto durante visita a Sinop, a ministra informou que o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e as Forças Nacionais estão autorizados a fazer apreensão de maquinários utilizados no desmate ilegal.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também informou à reportagem que o Exército poderá ser usado no apoio logístico na operação com o recolhimento dos maquinários. Neste momento, eles irão à sede da Embrapa, em fase de conclusão em Sinop, e em seguida farão sobrevoo nos municípios de Santa Carmen, Nova Ubirtan e Claudia, inclusos como cidades prioritárias no combate ao desmatamento.

A ministra cobrou também o presidente da Federação de Agricultura e Pecuário de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, que a entidade encampe a proposta de desmatamento ilegal zero e determinou ao Ibama força total no combate à devastação.

Embora a operação tenha sido planejada desde a semana passada, o Olhar Direto apurou, com bases em informações de fontes do Ministério do Meio Ambiente, da Casa Civil e de líderes do setor produtivo, que a ação será uma espécie de "ação política, uma retaliação" contra a derrota do governo federal na Câmara dos Deputados.
 
O novo Código Florestal foi aprovado por 410 votos a 63, no primeiro revés político sofrido pela presidente Dilma Rousseff.

"A derrota na Câmara é sim um fator que pode motivar retaliações contra o setor produtivo de Mato Grosso, que pode pagar um preço muito caro por conta de ações criminosas de meia dúzias de irresponsáveis", analisou uma fonte ouvida pela reportagem, na manhã de hoje.

Sem esconder sua preocupação, o governador Silval Barbosa pediu cautela ao governo federal no uso das forças armadas no combate ao desmatamento e sugere planejamento na ação.

Mais informações em instantes/ Primeira atualização às 10h26






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/64354/visualizar/