Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Quarta - 25 de Maio de 2011 às 13:05

    Imprimir


O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta quarta-feira que na próxima semana o presidente do Banco Central do México, Agustín Carstens, deverá vir ao Brasil pedir apoio para sua candidatura à diretoria do FMI (Fundo Monetário Internacional).

Ontem, Carstens lançou oficialmente seu nome para a sucessão no FMI em subsitituição ao francês Dominique Strauss-Kahn.

"Nós falamos ontem pelo telefone, ele me ligou pedindo nosso apoio e ele virá aqui na próxima semana", afirmou Mantega.

Além de Carstens, nesta quarta-feira a ministra francesa da Economia, Christine Lagarde, anunciou oficialmente sua candidatura ao cargo de diretor gerente do FMI.

Segundo Mantega, é importante o lançamento de mais de uma candidatura para a direção do FMI, pois assim possibilita uma discussão aberta.

"É bom que tenha mais de um candidato, porque assim haverá uma verdadeira disputa. Não será algo tranqüilo e decidido entre quatro paredes, mas algo que seja discutido abertamente e que o candidato assuma compromissos públicos", afirmou.

De acordo com Mantega, o candidato que o Brasil irá apoiar deverá estar comprometido com uma participação mais ativa dos países emergentes nas decisões do Fundo.

"O importante para nós, mais do que nomes, são os compromissos que eles vão assumir em relação à agenda para o FMI. O FMI tem uma agenda de reforma, de reestruturação, de participação maior dos países emergentes e para nós é isso que é o mais importante".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/64339/visualizar/