A agência europeia de tráfego aéreo, A Eurocontrol, disse que espera que a nuvem de cinzas se dissipe durante a noite e não prevê nenhuma perturbação significativa para viagens na Europa na quinta-feira.
A erupção do vulcão Grimsvotn, no sábado, provocou muito menos caos do que a erupção do ano passado em outro vulcão islandês, graças a novas regras para as companhias aéreas, mas o incidente revelou que ainda há problemas com os regulamentos.
Hrafn Gudmundsson, meteorologista do serviço climático islandês, disse à Reuters que a principal onda de vapor estava vindo da cratera sem nenhuma nuvem de cinzas detectada desde a meia-noite de terça-feira (horário de Brasília).
"Há indícios de que está realmente parando", disse ele.
O geofísico Pall Einarsson, da Universidade da Islândia, disse que era improvável, embora não impossível, que o vulcão comece a soltar quantidades significativas de cinzas novamente.
"Nesta fase, podemos esperar que o pior já tenha passado em termos de produção de cinzas", disse ele. "No momento, não há praticamente nenhuma cinza sendo produzida e o pouco que há está depositado na geleira ao redor da cratera."
Após a erupção, a mais forte do vulcão Grimsvotn desde 1873, uma enorme nuvem de cinzas se espalhou por todo o norte da Europa.
A fumaça atingiu uma altura de 20 quilômetros, mas não desencadeou o tipo de caos no tráfego causado pelo vulcão Eyjafjallajokull, que no ano passado prejudicou mais de dez milhões de pessoas por um período de seis dias de fechamento do espaço aéreo europeu, o que custou às companhias aéreas 1,7 bilhão de dólares.
Voos na Escócia e no norte da Inglaterra foram cancelados nesta terça-feira, enquanto quatro aeroportos alemães — Bremen, Hamburgo, Tegel e Schoenefeld, em Berlim — fecharam na quarta-feira por algumas horas.
A Eurocontrol informou que cerca de 450 voos foram afetados na Alemanha, após um número similar de interrupções um dia antes no norte da Europa.
"Amanhã, não esperamos um impacto significativo no espaço aéreo europeu," disse a agência em comunicado.
A entidade tinha dito anteriormente que as cinzas poderiam ir para a Polônia, mas a autoridade de controle do tráfego aéreo polonês disse que não havia imposto limites de tráfego.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que adiantou sua partida da Irlanda para o início na segunda-feira em direção à Grã-Bretanha para evitar as cinzas, deverá chegar na Polônia no final desta semana.
REGULAÇÃO COMPLICADA
A erupção do Grimsvotn demonstrou a discordância entre as autoridades europeias que decidem a segurança da aviação, no momento em tentam aplicar novas regras para evitar outro fechamento em massa do espaço aéreo europeu.
Novos procedimentos colocam o ônus sobre as companhias aéreas para tomar decisões sobre a segurança dos voos em meio a cinzas, em coordenação com as autoridades de previsão de tempo, particularmente o Centro de Assessoria de Cinzas Vulcânicas do Órgão Meteorológico britânico e órgãos da aviação civil.
Fontes disseram à Reuters que um avião de pesquisa britânico destinado a recolher amostras de cinzas permaneceu em terra por dois por causa de discussões sobre seu envio.
A Ryanair disse na terça-feira que tinha enviado dois aviões em zonas de alto teor de cinzas sobre a Escócia, consideradas perigosas pelas autoridades, e criticou a "incompetência burocrática".
Willie Walsh, presidente do International Airlines Group, também disse que sua companhia tinha mandado um avião para uma zona de cinzas. "A resposta simples é que não encontramos nada", disse ele à rádio BBC.
(Reportagem de Simon Johnson, Lannin Patrick e Niklas Pollard em Estocolmo; Tim Hepher em Paris; Kate Kelland e Avril Ormsby em Londres; Annika Breidthart e Eric Kelsey em Berlim; e Philip Blenkinsop e Robert-Jan Bartunek em Bruxelas)
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