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Política
Quinta - 26 de Maio de 2011 às 09:14

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As obras de mobilidade urbana trarão vários benefícios à população de Cuiabá e Várzea Grande, porém, por um período a cidade se transformara em um verdadeiro “canteiro de obras”, muitos transtornos vão acontecer como, engarrafamentos, trânsito lento, mudança de itinerários e outros.  Além das obras principais, haverá também necessidade de se realizar obras secundárias para viabilizar o trânsito durante este período, causando mais contratempos.

E mesmo com todas essas transformações que a população vai ter que se adequar, ainda possivelmente vai ter que enfrentar os famosos “radares eletrônicos”, que segundo a imprensa divulgou, em menos de dois meses serão instalados nas rodovias federais que passam por Cuiabá, Várzea Grande e Barra do Graças 442 radares eletrônicos divididos em 221 pontos das três cidades. Os modelos adotados pelo Departamento Nacional de Infraestrura de Transportes-DNIT serão os “furões”, instalados ao lado de semáforos, lombadas eletrônicas e radares fixos. Além de excesso de velocidade e avanço de sinal, os aparelhos irão autuar motoristas que pararem em cima da faixa de pedestres.

Visando amenizar a situação do trânsito na baixada cuiabana, o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), apresentou indicação que vem ao encontro aos anseios da sociedade mato-grossense no sentido de prorrogar a instalação dos radares, “furões” e lombadas eletrônicas até a conclusão das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014.

A indicação foi encaminhada ao presidente do Departamento Estadual de Trânsito, Teodoro Moreira Lopes, prefeito municipal de Cuiabá, Francisco Galindo (PTB), secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Edivá Pereira Alves, prefeito municipal de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR), secretário Municipal de Transporte Urbano de Várzea Grande, Anderson Vieira Souza e ao presidente da Agência de Execuções dos Projetos da Copa do Pantanal - AGECOPA, Éder Moraes.

“Eu acho o momento inoportuno, devido as obras da copa, serão diversos pontos onde serão instalados os radares, e a minha preocupação é justamente essa, será que não vai coincidir trechos em obras com trechos com radares?”, questionou Pinheiro, e ainda apontou o possível gasto indevido.

Emanuel Pinheiro declarou que não vai entrar no mérito de ser a favor ou contra instalações de radares eletrônicos. “O que pretendo com está indicação não é impor, instalar ou não radares e sim sensibilizar as autoridades competentes, no sentido de prorrogar a colocação dos mesmos durante a execução das obras que conseqüentemente se tornará um “canteiro de obras””, esclareceu.

“Já que foi definido a instalação dos radares e lombadas peço somente que se rediscuta o assunto, que revejam com cautela o tempo oportuno para as instalações, por que ao invés de diminuir os acidentes e transtornos no transito, pode ser que a situação agrave ainda mais”, declarou Emanuel em tom de preocupação.    

Em Cuiabá e Várzea Grande, o órgão instalará 75 “furões”. Na Capital haverá radares nos trechos da BR-370, na entrada da Avenida Miguel Sutil e na BR-364, entrada do bairro Tijucal. Ainda na BR-364, já fora do perímetro urbano, serão instalados mais quatro pontos. Na cidade industrial os equipamentos serão instalados na BR-379, entrada para a Avenida da FEB, e BR-384, no Trevo do Lagarto.

Pinheiro ressaltou que além da instalação dos radares eletrônicos nas rodovias federais do Estado por parte do DNIT, até o fim deste ano Cuiabá deve receber a instalação dos aparelhos em suas principais vias: Avenida Fernando Correa da Costa, dos Trabalhadores, Historiador Rubens de Mendonça (do CPA) e também Miguel Sutil.

 






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