Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Polícia
Sexta - 27 de Maio de 2011 às 10:23
Por: Débora Siqueira

    Imprimir


A Polícia Federal em Rondonópolis desencadeou, na manhã de hoje, a “Operação Xadrez” com o intuito de desarticular organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas e associação para o tráfico nos estabelecimentos prisionais de Rondonópolis e Itiquira.

As investigações iniciaram-se há quatro meses e permitiram a identificação das quadrilhas que distribuíam maconha e cocaína nos municípios da região Sul do Estado, sendo uma delas chefiada por agente prisional que presta serviço na Cadeia Pública do município de Itiquira. Ele usava da prerrogativa de portar arma de fogo para intimidar desafetos e traficar drogas.

A partir dos levantamentos realizados no decorrer da operação foi possível notar a participação criminosa de vários detentos dos presídios de Rondonópolis e Itiquira, que atuavam corriqueiramente na atividade ilegal. As organizações investigadas utilizavam-se ainda de menores de idade para a prática dos ilícitos.

A operação mobiliza cerca de 85 policiais federais, em cumprimento de 23 mandados de prisão, seis apreensões de menores, duas conduções coercitivas e 24 mandados de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ao longo da investigação, a PF – contando com o apoio do Ministério Público Estadual e das Polícias Civil e Militar de Pedra Preta, Itiquira e Coxim (MS) – apreendeu cerca de 25 kg de substâncias entorpecentes.

Até o momento já foram realizadas 21 prisões e quatro apreensões de menores, além de uma condução coercitiva. Hoje foram realizados ainda três flagrantes delitos, apreendendo-se pequena quantidade de maconha e cocaína e quatro armas de fogo, sendo três revolveres e uma espingarda.

O nome da operação advém da gíria normalmente utilizada para denominar instituições prisionais.

Os resultados serão divulgados em entrevista coletiva na Delegacia de Polícia Federal de Rondonópolis às 11h. (Com informações da assessoria)
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/64130/visualizar/