Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Segunda - 30 de Maio de 2011 às 12:39

    Imprimir


O governo decidiu intensificar a presença da Força Nacional, Polícia Federal, Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na região amazônica na tentativa de estancar os conflitos agrários que levaram à morte de lideranças extrativistas e agricultores na última semana.

Foi anunciado ainda a criação de um grupo interministerial e a liberação de cerca de R$ 1 milhão para os deslocamentos de pessoal das superintendências do Incra na região.

As medidas foram definidas em reunião na manhã de hoje coordenada pelo presidente em exercício, Michel Temer, e com a presença dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e representantes dos ministérios da Justiça, Meio Ambiente, Gabinete de Segurança Institucional e Direitos Humanos.

Carvalho deve também se reunir ainda nesta semana com os governadores da região para discutir o tema.

Segundo o governo, mais recursos serão destinados para a Operação Arco Verde, que leva ajuda socioeconômica às populações da região que sofreu desmatamento.

No início da semana passada, no Pará, foram mortos a tiros José Claudio Ribeiro da Silva, 54, e Maria do Espírito Santo da Silva, 53. Os dois viviam em uma comunidade rural de Nova Ipixuna, o Assentamento Agroextrativista Praialtapiranheira, onde faziam artesanato a partir de recursos naturais e cultivavam frutas, como açaí.

Na sexta-feira, o agricultor Adelino Ramos, líder do MCC (Movimento Camponês Corumbiara), considerado um dos movimentos sociais agrários mais radicais do país, foi morto a tiros em Vista Alegre do Abunã, distrito de Porto Velho.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/63847/visualizar/