Os vendedores ambulante de Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, que por quase 15 anos ocuparam uma calçada no centro da cidade, deixaram hoje o local. Eles ganharam um novo endereço, mas terão que revitalizar o espaço antigo.
Desde cedo algo estava diferente na avenida Rosário Congro, em Três Lagoas. O antigo camelô foi desmontado nesta segunda-feira (30), e além de fazer a mudança, os vendedores terão também que restaurar as calçadas e plantar árvores.
A vinda dos camelôs para o local, em 1997, foi uma ação do município, na tentativa de organizar os vendedores ambulantes da cidade. Mas o Ministério Público Estadual (MPE) entendeu que a calçada que fica ao lado da linha férrea, na área central de Três Lagoas, deveria ser desocupada para o acesso de pedestres. Por isso, depois de quase 15 anos, 120 camelôs tiveram que deixar o local.
O novo espaço foi construído pela prefeitura por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), e disponibiliza 104 boxes. Famílias que tinham mais de uma barraca no antigo local, ganharam um espaço maior. Agora, existem banheiros públicos no shopping popular, e muitos ainda estão de mudança.
“Amanhã vai estar tudo pronto, acredito que não só a minha, mas como a de todo mundo”, diz a vendedora Joselei de Souza.
Mas alguns já aproveitaram para vender e aprovam o novo local. “Todo mundo que passa fica falando que está ficando bonito, que gostou e que vai ser o novo shopping de Três Lagoas. A gente está otimista”, revela Emerson Carrara, vendedor.
A mudança estava atrasada em três meses, e por isso, o Ministério Público chegou a multar os vendedoras por descumprimento do TAC.
Comentários