Há exatos dois anos, Cuiabá (MT) era escolhida pela Fifa como uma das 12 cidades-sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Faltam 1.003 dias para o início do maior evento de futebol de mundo, mas até agora os mato-grossenses ainda não conseguem ver as grandes obras em andamento na capital. A obra mais visível é a do novo estádio, Arena Pantanal. Até agora, o novo meio de transporte urbano está indefinido, e as grandes intervenções urbanas e a ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon não começaram.
O presidente da Agência Estadual de Execução de Projetos da Copa (Agecopa), Eder Moraes, afirmou em entrevista exclusiva ao G1 que as obras para a Copa estão sendo executadas e que ficarão prontas a tempo dos jogos. O estádio e as obras do entorno custarão R$ 342 milhões e devem terminar em dezembro de 2012. Ele informou que, até agora, já foi executado cerca de 20% Arena Pantanal. Neste momento, estão sendo executadas as principais bases de sustentação.
Eder Moraes destacou que as obras não estão mais adiantadas por conta de problemas estruturais que apareceram ao demolir o antigo estádio Verdão. “O estádio anterior tinha problemas estruturais que estavam ocultos, como infiltrações e minas d"água. Havia até um risco de desabamento”, disse o presidente da Agecopa. O estádio e as obras do entorno custarão R$ 342 milhões e devem terminar em dezembro de 2012.
O presidente da Agecopa está em Brasília nesta terça-feira (31) acompanhando o governador Silval Barbosa (PMDB) e o prefeito Francisco Galindo (PTB) na apresentação do andamento das obras à presidenta Dilma Rousseff (PT).
Ao todo, no estado estão previstas 250 obras urbanas visando a Copa. Além do estádio, serão feitos alargamentos e construções de vias para desafogar o trânsito em Cuiabá e na vizinha Várzea Grande. Neste momento, a Secretaria está fazendo um levantamento e orientando as famílias e os comerciantes que serão afetadas pelas obras.
Dentro da cidade, só começou apenas a obra de duplicação da Ponte Mário Andreazza, que liga a capital a Várzea Grande. As grandes intervenções serão feitas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), mas elas ainda não foram licitadas. As obras serão em avenidas como Fernando Corre da Costa e Miguel Sutil, em Cuiabá, e na avenida da Feb, em Várzea Grande.
VTL XBRT
Para a copa, também está sendo pensada a implantação de um novo meio de transporte público: o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou o Bus Rapid Transit (BRT). O modelo que será adotado ainda está indefinido.
Mas ainda existe divergência ainda dentro do governo sobre o assunto. Levando em consideração as movimentações políticas, a tendência é escolher o VTL apesar dele custar muito mais caro. O presidente da Agecopa é um dos líderes que considera o VTL como a melhor opção para o trânsito em Cuiabá.
Aeroporto
Além disso, será realizada a reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon. O governo do estado já sinalizou que poderia assumir as obras e terminar dentro do prazo. Mas até o momento, não saiu uma definição e as obras no Aeroporto continuam a cargo
da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), estatal de administra os aeroportos brasileiros. ““Basta o governo assegurar o recurso federal e entregar a gestão a Agecopa que nós concluiremos a obra em menos de um ano”, finalizou o Eder Moraes.
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