Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Terça - 31 de Maio de 2011 às 19:34
Por: ITIMARA FIGUEIREDO

    Imprimir


O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que antes era conferido somente nas grandes metrópoles brasileiras e no Distrito Federal, em breve, será implantado em Mato Grosso e demais estados. A afirmação foi dada ontem (30), durante a solenidade de entrega de 173 Moções de Congratulação aos servidores e diretores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em comemoração aos 75 anos de fundação da instituição em Mato Grosso.
A inovação tecnológica com o uso de Palm durante o recenseamento de 2010, que premiou o Brasil como o primeiro país a desenvolver o trabalho totalmente digital também foi destaque na cerimônia. “O Brasil se tornou modelo em muitas áreas. Isso é muito bom para o país que já é referência também em urnas eletrônicas. E a implantação do INPC em Mato Grosso representa mais um grande avanço”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), autor da homenagem.

O prêmio “Netexplorateur Palmares 100″, entregue em Paris, na França, foi concebido pela Unesco pelo uso das inovações tecnológicas usadas no Censo de 2010. “O Brasil é o primeiro país a realizar o censo totalmente digital. Avançamos muito nesses 75 anos de trabalho do IBGE. Com a extensão do INPC para outros estados, os gestores poderão avaliar melhor o desenvolvimento”, ressaltou o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, que foi condecorado com o Título de Cidadão Mato-grossense.

Nunes disse que a partir de agora as atividades feitas nos municípios serão permanentes sobre as informações provenientes do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Para isso, foi criada uma comissão em cada cidade para manter o diálogo com o gestor municipal e, consequentemente, facilitar a produção de informações, mecanismos de gestão e estreitar o relacionamento entre os municípios. E sugeriu a participação da AL nesse trabalho do órgão.

Filho de um dos fundadores do instituto em Mato Grosso, o chefe da Unidade Estadual do IBGE/MT, Delvaldo Benedito de Souza presta serviços ao órgão desde 1978. “É uma homenagem que vem em momento oportuno, pois nos estimula a trabalhar muito mais”.  

Ao reconhecer como imprescindível o trabalho do IBGE, Riva disse que os 10% de crescimento que Mato Grosso atinge por ano se deve a sua gente trabalhadora. E citou que o encontro que teve com um recenseador na Gleba Tabajara, quando explicou a importância da atividade àquela comunidade, já que o repasse do FPM ao município é baseado nesse trabalho. "As sessões são feitas para lembrar e registrar o trabalho de cada um. O IBGE é essa instituição de credibilidade porque tem servidores comprometidos”, afirmou.

O deputado Airton Português ressaltou a importância dos dados estatísticos à sociedade. Lembrou o sacrifício dos recenseadores em chegar às comunidades mais distantes para obter as informações. “Parabéns a essa grande família do IBGE".

“Riva nos dá uma grande aula sobre o valor humano. Essa sessão solene representa a valoração dos servidores”, disse o deputado Luizinho Magalhães (PP). Da mesma forma, o deputado Dilmar Dal Bosco ressaltou a cerimônia. “Essa é uma ação nobre que valoriza o ser humano e servidores que elevam o IBGE”. Também participou o deputado do Partido Progressista Ezequiel Fonseca.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/63692/visualizar/