Curso de Derivados do Leite é ministrado em Nova Olímpia
Senar, Seder, Empaer e Rotary Clube são parceiros na realização de mais um curso de qualificação que está sendo oferecido nesta semana (de 30 de maio a 03 de junho) em Nova Olímpia. Nessa parceria, 15 pessoas estão aprendendo técnicas de produção de derivados do leite.
O curso acontece nas dependências do Rotary Clube, no bairro Boa Esperança, e faz parte de uma série de ações de capacitação com o objetivo de orientar trabalhadores e contribuir para melhoria da qualidade dos produtos da região.
Segundo informou o educador do Senar, Lucas de Siqueira, no curso são trabalhadas técnicas de produção de queijos, bebidas lácteas, requeijões e doces utilizando as práticas adequadas de fabricação.
Nesta semana de curso, os alunos vão aprender sobre a seleção e uso correto de equipamentos e materiais; a higiene do local, manipulador, equipamentos e utensílios; conceito do leite, composição, valor nutricional e fatores que alteram a sua composição; teste de acidez e tratamento do leite (ordenha higiênica, filtração, resfriamento, transporte e pasteurização). Na prática, serão fabricados queijo minas frescal e queijo minas frescal com baixo teor de gordura, ricota, soro fermento, requeijão cremoso e em barra, queijo meia cura, queijo coalho, queijo tipo mussarela, iogurte, doce pastoso, doce em barra, doce pingo, manteiga e leite maltado. Os alunos ainda terão aulas de temas como cidadania, segurança e saúde no trabalho, meio ambiente; introdução a Legislação e Código de Defesa do Consumidor.
Segundo disse o coordenador do curso, Emerson Ascênsio (Empaer), os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas corretas para a produção dos derivados, alcançando melhor rendimento bem como uma alternativa de renda.
CURSO DE RÉDEAS
Encerrado na última sexta-feira, 27, no Assentamento Rio Branco, o curso de Rédeas, realizado em parceria entre o Senar, Seder e Empaer.
Este curso, segundo informou o instrutor Heitor Violin Brandt, torna-se um complemento do curso de Doma Racional, ministrado por ele no início do mês de maio.
Ao todo 15 pessoas receberam informações gerais sobre o manejo do animal, desde aspectos da fisiologia, alimentação, saúde, cascos, com o intuito de qualificar o participante a tratar o animal de maneira a ter uma vida saudável tanto na parte prática como teórica.
Comentários