Maior festa de Santo Antônio começa no interior de MT
A festa do padroeiro de Barra do Garças (508 km de Cuiabá) Santo Antônio teve início dia 31 de maio e segue até o dia 13 de junho, quando acontece o feriado municipal. A festa consagrada ao santo é considerada a maior do interior do Estado com barracas de alimentação, missas, leilões e até um parque de diversão. A programação teve início com as novenas e os leilões previsto para começarem dia 4.
A comissão organizadora mudou o espaço dos leilões do pátio da paróquia para um palco na rua enfrente a praça da Matriz. O propagandista Baiano Doido, que ficou afastado alguns anos da festa, está de volta ‘cantando’ os leilões. A igreja católica manteve a proibição à venda de bebida alcoólica nos leilões.
A comercialização somente irá acontecer na praça de alimentação, espaço sob responsabilidade da prefeitura. A decisão dos padres causou controvérsia porque alguns participantes gostam de uma bebida para acompanhar os leilões.
Para as famílias, o parque já está aberto com carrossel, roda-gigante, bate-bate e outras atrações para garotada. Essa será a última festa de Santo Antônio na atual praça da Matriz, que será reformada conforme anunciou a prefeitura. A intenção é criar um calçadão entre a igreja e a praça.
A festa de Santo Antônio começou antes mesmo da cidade em 1924 quando havia somente o povoado denominado Barra Cuiabana, fundado por Francisco Dourado e Antônio Cristino Cortes. Este último era devoto do santo casamenteiro porque alcançou um milagre atribuído a Santo Antônio. Na parte folclórica não pode faltar o famoso pau de sebo para os solteirões subirem e quem sabe de descolar um companheiro.
Comentários