Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Quinta - 02 de Junho de 2011 às 17:31

    Imprimir


O grupo AGCO, que produz máquinas agrícolas Valtra em Mogi das Cruzes, demitiu 120 funcionários da unidade nesta semana. Segundo a empresa, o desligamento "ocorreu devido a ajustes necessários no volume de produção de máquinas agrícolas".

"Os principais motivos da decisão são alguns fatores conjunturais e mudanças nos cenários político e econômico, além da sazonalidade agrícola, que afetam diretamente a demanda de mercado", informou em nota.

Em protesto, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes informou que os trabalhadores da empresas irão parar a fábrica amanhã (3). A empresa "demitiu 120 funcionários na última segunda-feira, dia 30, mas esse número pode chegar a 300, segundo informações obtidas pelo sindicato", disse em nota.

"Após demitir, a empresa dispensou os demais funcionários por dois dias, para reorganizar os turnos de trabalho --a fábrica, com cerca de 1.400 trabalhadores, trabalhava com três turnos", declarou o sindicato.

Os representantes dos trabalhadores pretendem fazer uma assembleia na porta da fábrica a partir das 8h.

"A empresa não procurou o sindicato para tratar da questão. Queremos negociar alternativas à demissão e reverter esse quadro", afirma o secretário-geral do sindicato, Jorge Carlos de Morais.

CAUSAS

Segundo a empresa, a desaceleração na busca por financiamentos, "já previsto pelo setor após dois anos do lançamento do programa do governo federal Mais Alimentos" --que financia tratores e máquinas para pequenos produtores-- além de "temas não programados --como o embargo da Argentina" -- afetaram a indústria.

De acordo com o grupo, é "preciso se ajustar à nova realidade para minimizar ao máximo os impactos".

A companhia informou ainda que caso haja recuperação no mercado, "dará prioridade para a recontratação dos funcionários desligados, os quais permanecerão no banco de dados da empresa".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/63475/visualizar/